Feira de Santana

Com temperaturas mais baixas, feirenses já começam a tirar o agasalho da gaveta; chuvas devem continuar até o fim da semana

Na última semana do mês o tempo deve permanecer firme na maior parte do tempo, segundo Aldírio Almeida, Especialista em Meio Ambiente e Meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

19/04/2022 às 15h45, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Desde o último sábado (16), as temperaturas começaram a ficar mais amenas em Feira de Santana, e entre a noite de segunda (18) e a madrugada desta terça-feira (19), o frio pegou muita gente de surpresa.

E feirense que é feirense não pode sentir um ventinho bater mais forte na janela que corre logo para pegar o agasalho. A prova é que hoje pela manhã, muita gente já circulava ‘encapotada’ pelas ruas do centro da cidade. Foi o caso da comerciante Ileana Oliveira, que tratou de vestir uma blusa de frio para conseguir encarar mais um dia de trabalho.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O frio está razoável, é gostoso, tem que vir mesmo porque estava muito quente, a cidade estava insuportável. Sexta-feira bateu recorde de calor, e quando vem um friozinho a gente tem um agasalho e tem como se proteger”, afirmou Ileana, em entrevista ao Acorda Cidade.

Ela trabalha comercializando alimentos e, se por um lado, ficou contente com a queda na temperatura, por outro viu o movimento do comércio cair. “Cai um pouco, porque o pessoal prefere ficar em casa se agasalhando né. O frio em si, quando tem muita chuva prejudica.”

E como tem chovido também, a comerciante aproveitou a oportunidade também para reclamar sobre a grande quantidade de buracos nas calçadas e ruas do centro comercial. “As ruas como estão, o prefeito tem que tomar uma providência com os bueiros, que entopem e fica insustentável sair da casa, da calçada e para estrar no carro.”

O mototaxista Antoniel de Jesus Alves vestiu a sua capa e foi para o centro esperar os clientes, que não vieram, por conta da chuva e o vento.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O deslocamento está um pouquinho parado né, porque chovendo o pessoal fica meio receoso, aí eles procuram andar mais no conforto do carro. Na chuva, a não ser que seja um caso de urgência mesmo ou a necessidade da pessoa pegar uma moto né”, avaliou.

A dona de casa Edlícia Lacerda é da cidade de Ibiquera, na região da Chapada Diamantina, onde, segundo ela, está chovendo e fazendo frio. Ela está em Feira de Santana e também achou o clima frio na cidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Tenho sim, muito frio, de madrugada mesmo faz um frio que só Jesus. Mas eu não moro aqui, aonde eu moro também é frio, eu moro na cidade de Ibiquera. Quatro horas de Feira de Santana, na região da chapada Diamantina. Lá está chovendo e fazendo muito frio, e é um lugar que é frio mesmo e no mês de Junho então né, inclusive para Feira trouxe até um guarda-sol.”

É bom mesmo o feirense se preparar, porque, segundo a previsão do tempo, os próximos dias ainda devem ser com chuva no município. Já na última semana do mês o tempo deve permanecer firme na maior parte do tempo, segundo Aldírio Almeida, Especialista em Meio Ambiente e Meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

De acordo com o especialista do órgão, o outono deve se estender até o final de junho, quando tem início o inverno. Entretanto, neste período a Bahia já está entrando na estação das chuvas, principalmente na faixa leste, e no período seco de grande parte do interior do Estado, sobretudo do oeste baiano.

Ele destacou que, entre os dias 1º até esta segunda-feira (18), choveu 57,2 mm, em Feira de Santana, sendo que foram 46,2 mm somente entre sexta e ontem. A média histórica de precipitação do mês de abril em Feira de Santana é de 66,8 mm. Desta forma, é possível observar que somente entre os dias 15 e 18 de abril já choveu praticamente o esperado para o mês todo.

“A atuação de uma frente fria que contribuiu para a ocorrência destas chuvas. Nesta época do ano é normal que estes sistemas acabem influenciando o tempo na região. Cabe destacar que, climatologicamente, no decorrer do trimestre abril/maio/junho há um aumento gradual da frequência de chuvas no município. Quando há a aproximação de frentes frias, na dianteira destes sistemas, normalmente ocorre a elevação das temperaturas, como foi o observado na quinta-feira e sexta-feira, quando as máximas registradas em Feira de Santana chegaram aos 36,5°C. Esta condição é chamada de aquecimento pré-frontal. Já a partir do sábado, quando a frente fria passou a atuar na região, estas máximas não ultrapassaram 26°C.”

Até quarta-feira as temperaturas deverão oscilar entre mínimas de 20°C e máximas de até 26°C. Já a partir da quinta-feira, as máximas poderão chegar aos 30°C. “Nos próximos dias ainda poderão ocorrer chuvas na região. Além do mais, normalmente os próximos meses, maio e junho, são os mais chuvosos do ano. Desta maneira, o recomendado é que a população sempre acompanhe alertas enviados por órgãos competentes para tal, como a Defesa Civil por exemplo, sobretudo os moradores de áreas de maior vulnerabilidade”, alertou o especialista.

Com informações do repórter Ney Silva e da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade. 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade