Feira de Santana

Com o sonho de tocar em banda, baterista de lata improvisa instrumento e cativa admiradores

O som do batuque já chama a atenção de quem passa por ele.

30/06/2021 às 09h52, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Com 29 anos de idade, Jeremias da Silva Oliveira, ajudante de pedreiro, atualmente desempregado, passa a maior parte do tempo pelas ruas de Feira de Santana, oferecendo a arte que sabe fazer. Não precisa de instrumentos profissionais, pois apenas com poucas latas, o som do batuque já chama a atenção de quem passa por ele.

Atualmente, Jeremias encanta as 'grandonas' carretas que passam pela Avenida Eduardo Fróes da Mota. Com um grande objetivo, ele explicou ao Acorda Cidade o motivo de ficar pelas ruas da cidade, tocando a bateria composta por latas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu sempre gostei de tocar bateria de lata, comecei montando com uma roda dentada, depois um balde e aí fui formando aos poucos com as outras coisas. Isso desde 2015 se não estou enganado. Nesse espaço aqui, eu tenho pouco tempo tocando, mas sempre fico ali na Avenida Senhor dos Passos próximo a prefeitura, porém o meu objetivo mesmo é ir tocar no Caldeirão do Huck, conhecer o Luciano, então por isso eu fico na rua para despertar o interesse das pessoas", explicou.

Jeremias informou que tem como propósito também, montar uma banda, mas é preciso do apoio com as doações de instrumentos musicais.

"Assim como um dia estar presente ao lado de Luciano Huck, o meu maior sonho é poder formar uma banda e por isso que eu peço ajuda para comprar os instrumentos, comprar o timbau, a guitarra, o contrabaixo e para isso, é necessário o recurso e por isso preciso da ajuda dos grandes empresários daqui da cidade e de outras pessoas que possam me ajudar. Eu não canto, apenas toco, mas o meu estilo musical, é o pagode gospel e sempre tenho o apoio dos meus familiares e amigos para ir em busca desse sonho", destacou.

Autor da foto de Jeremias que foi publicada nas redes sociais e viralizou, o design gráfico Ricardo Patrese, informou a reportagem do Acorda Cidade, que não imaginava que um post no Instagram, tivesse tanta repercussão em tão pouco tempo, como teve a foto de Jeremias tocando a bateria de latas.

Ricardo explicou que a primeira vez que viu Jeremias às margens da Avenida Eduardo Fróes da Mota, não pôde parar o carro para fazer o registro fotográfico, mas ao passar pela mesma via no último sábado (26), conseguiu bater papo com o artista e fazer o registro que já passa de 11 mil curtidas em seu perfil.

"A história de vida de Jeremias é bacana e mexeu muito com as pessoas, através dessa foto que fizemos no sábado. Há alguns dias atrás, eu já tinha passado por aqui com minha esposa indo ao supermercado e vi Jeremias tocando a bateria e aquela cena me chamou a atenção. Infelizmente não deu para falar naquele momento, e fiquei com aquilo na mente, de voltar para fazer uma foto dele. E no sábado quando eu estava voltando de alguns serviços, ele estava aqui tocando, já era tardezinha, estava até chovendo no momento e ele não saia da chuva, e como ele mesmo diz, ele encanta as grandonas, como ele chama as carretas, que passam, buzinam e fazem a maior festa com ele. Parei o carro e vim conversar. Perguntei se ele autorizava fazer a foto, ele prontamente autorizou, batemos um papo, gravei um vídeo, ele contou a sua história de vida que é muito bacana e de superação que inspira muita gente a poder refletir sobre a vida", disse.

Publicação no Instagram

Para Ricardo Patrese, as fotografias precisam contar um pouco da história, mesmo que seja apenas um simples registro e foi o que aconteceu com a cena registrada do artista Jeremias tocando a bateria de lata.

"Eu tenho uma filosofia comigo, que eu acho que a ideia de fotografia é fazer a foto contando uma história, a gente precisa contemplar o sujeito e eu faço assim. Por exemplo, há 15 dias, eu fiz uma foto de um cara que sempre fica ali na ponta do viaduto da João Durval com Getúlio Vargas tocando violão no meio do trânsito, por volta das 18h, isso me chamou a atenção. Fiz a foto, contei um pouco da história dele, a partir daquele momento que tive a oportunidade em conversar e assim aconteceu também no Centro de Abastecimento. Eu fiz uma foto do Seu Tibério, ele é carregador há mais de 33 anos, contei um pouco da história dele e da mesma fora como aconteceu com Jeremias, o pessoal gostou curtiu, publiquei um pouco do nosso diálogo e dentro de 30, 40 min, percebi uma movimentação atípica no Instagram. Eu tinha 300 e poucos seguidores, a foto já estava com 500 curtidas, o pessoal começou a compartilhar, depois já tinha mais de 12 mil comentários e de fato, as pessoas abraçaram essa causa, gostaram também da história de Jeremias", relatou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com Ricardo, este é apenas um registro de muitas situações que podem ser encontradas na cidade. A foto acompanhada de uma história de vida, tem como reflexão, enxergar um pouco mais as outras pessoas.

"Muitas pessoas vieram no meu direct e me perguntaram qual era o significado daquilo, outros me parabenizaram pela iniciativa e eu penso da seguinte forma, isso repercutiu bastante e de forma positiva, mas a ideia também, é que possamos enxergar mais o próximo. Quantas situações que nós vemos no centro da cidade, nas agências bancárias, mães, pais com seus filhos pequenos pedindo ajuda? Homens, mulheres, pedindo ajuda nas sinaleiras? Esse é um sentimento de gratidão e satisfação pelas pessoas terem percebido que a gente precisa de fato, olhar mais para as pessoas. Não é só uma foto bonita, é uma história de vida e muito fantástica. Depois que esta foto foi publicada, eu tive a oportunidade de receber vários vídeos dele, como é a história de vida de Jeremias e nesse momento, o meu resumo é apenas de gratidão por ter despertado essa necessidade de enxergar o outro de fato como ele é", concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Projeto Vida é Saúde

Feira de Santana

Projeto Vida e Saúde atenderá população gratuitamente no centro de Feira de Santana

A Feira Vida e Saúde reunirá cerca de 80 profissionais voluntários e acontecerá nesta sexta (17) na Praça Bernardino Bahia.

16/05/2024 às 14h46

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

Lançamento dia B

Feira de Santana

Dia B do Brincar terá caminhada no centro da cidade e literatura no parque

Em sua 9ª edição, o Dia B traz um convite para crianças e adultos reviverem memórias da infância e participar...

16/05/2024 às 11h13

Em Feira de Santana, o atendimento psicológico é ofertado, de maneira gratuita

Feira de Santana

Workshop sobre Ansiedade Generalizada é realizado em Feira de Santana

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana...

16/05/2024 às 10h57

torneira, água

Feira de Santana

Abastecimento de água é retomado na região de Feira de Santana na manhã de hoje (16)

A retomada da água ocorre aos poucos, por este motivo alguns imóveis poderão ter o abastecimento normalizado somente na madrugada...

16/05/2024 às 09h07

image

Rádio acorda cidade