Só neste ano

Coelba recupera 260 milhões de kilowatts de energia desviados por 'gatos'

Somente este ano, 35 pessoas foram pressas na Bahia por furto de energia e 64 mil ligações clandestinas foram identificadas.

05/12/2019 às 07h43, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Coelba atingiu, no mês de novembro, a marca de 260 milhões de kilowatts de energia recuperada em 2019, por meio das operações de combate ao furto. Esse número representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a novembro, a “Operação Varredura”, da Coelba, realizou 190 mil inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais e identificou e desativou 64 mil ligações clandestinas de energia elétrica. Em todo estado, 35 pessoas foram presas em flagrante por furto de energia.

O volume de energia desviado, neste período, por ligações clandestinas (o popular “gato”) é suficiente para abastecer os municípios de Feira de Santana e Camaçari, juntos, durante um ano (2,2 milhões de residências).

Fazendo um comparativo com a cidade de Salvador, os 260 milhões de kilowatts de energia recuperados pela Coelba são suficientes para abastecer a capital baiana durante 25 dias.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

Como denunciar

A empresa possui canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site www.coelba.com.br

Segurança

As operações de fiscalização também são realizadas com o apoio da Secretária de Segurança Pública, em todo o estado, e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e impactos das irregularidades.

A Coelba reforça que quem faz ligação clandestina corre o risco de sofrer acidentes graves, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos para atuar na rede elétrica.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade