Lauro de Freitas

Coelba e Polícia Civil flagram furto de energia em academia de alto padrão

A energia recuperada estimada foi de aproximadamente 70 mil quilowatts-hora e poderia abastecer cerca de 1.200 residências durante 15 dias.

05/07/2024 às 16h27, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

furto de energia

Uma academia de alto padrão localizada no município de Lauro de Freitas foi flagrada realizando uma ligação clandestina de energia que seria suficiente para abastecer cerca de 1.200 residências durante 15 dias. A fraude foi identificada durante operação realizada pela Polícia Civil com o apoio da Neoenergia Coelba na última quarta-feira (3). A energia recuperada estimada foi de aproximadamente 70 mil quilowatts-hora.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

A unidade foi mapeada previamente por profissionais da distribuidora que identificaram uma incompatibilidade no consumo de energia da academia. “Possuímos tecnologias que analisam as cargas dos nossos consumidores e nos alerta sobre uma possível fraude. No caso da academia, foi verificado que o consumo estava abaixo da média para a atividade exercida e montamos a operação para confirmar a fraude”, explicou o supervisor de Gestão Operacional da Neoenergia Coelba, Ricardo Bastos.

No local, os profissionais da Neoenergia Coelba verificaram que a unidade estava ligada diretamente na rede da distribuidora, caracterizando uma ligação clandestina. No momento da ação, o proprietário não estava na academia, mas poderá responder a inquérito policial e pagará uma multa referente ao valor da energia furtada.

Participaram da operação seis técnicos da distribuidora, três agentes e um perito da Polícia Civil. Equipes da segurança corporativa da Neoenergia Coelba também estiveram presentes.

“Além das ações direcionadas, nossas equipes são treinadas para identificar possíveis fraudes durante os serviços que realizam diariamente em toda a Bahia. As ligações clandestinas causam prejuízos a toda a população e a Neoenergia Coelba está atuando de maneira firma para combater a prática”, destacou o gerente de Operações da Neoenergia Coelba, Adriano Bastos.

Crime e denúncias

A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima por meio do telefone 116 ou no site da Neoenergia Coelba (www.neoenergia.com).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Incerto ele tá , porém o certo mesmo é o Brasil todo parar pq o custo da luz elétrica aqui no Brasil é a mais cara do mundo

  1. Pura enganação não existe nada que controle o consumo de energia na rede , eu sendo esse cliente compraria um gerador solar e um a diesel no período da noite e sairia desse monopólio da Coelba

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade