Cerca de 80% das pessoas presas não têm documentos em seus prontuários.
03/08/2021 17h38, Por Maylla Nunes
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agência Brasil- O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou hoje (3) a Ação Nacional de Biometria e Documentação Civil de Pessoas Presas, com o objetivo de lidar com o grande número de pessoas sem documentos no sistema penitenciário.
Segundo dados do Executivo, cerca de 80% das pessoas presas não têm documentos em seus prontuários. A iniciativa do CNJ reuniu 150 instituições locais e nacionais em uma estrutura voltada para a emissão de documentos e coleta de biometria dos detentos.
De acordo com o CNJ, o projeto deve uniformizar o uso da biometria em todo o país, evitando erros como as prisões por engano. A ação contará com a parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter um banco nacional que integrará os dados coletados em um banco nacional, com fluxos contínuos para emissão de documentos.
Até setembro, 5,4 mil equipamentos biométricos serão distribuídos às 27 unidades da federação, segundo o CNJ. Os kits serão destinados a varas que realizam audiências de custódia, varas de execução penal e a unidades de privação de liberdade, seguindo diretrizes da resolução 306/2019. O programa prevê também o treinamento dos profissionais que realizarão a coleta de dados e a identificação civil.
Numa cerimônia para lançar a iniciativa, nesta terça-feira (3), o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, destacou que a identificação civil é pré-requisito para acessar diversas políticas públicas e que por isso é uma obrigação do Estado fornecer documentação a quem não possui.
“Não facilitar que essas pessoas [presas] se apresentem documentalmente é inviabilizar completamente a sua reintegração social, seu acesso a programas sociais seu acesso a tudo que se oferece a todo e qualquer brasileiro”, disse Fux.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Eleições 2022
TSE recebe sete registros de candidatura à presidência da República
Quatro candidatos não apresentaram registro. Prazo vai até dia 15.
08/08/2022 às 22h50Eleições 2022
ACM Neto defende apoio do governo do estado para ampliar geração de empregos em comércio e serviços no interior
Em encontro com representantes do setor produtivo, candidato diz que gestão estadual não possui planejamento claro para a área.
08/08/2022 às 22h16Eleições
'A vaga era para o partido Republicanos', diz secretário sobre escolha da vice de ACM Neto
Ainda de acordo com o secretário municipal, voto não é 'capim', e será necessário trabalhar para conquistar todo apoio da sociedade.
08/08/2022 às 17h59Operação
Prefeito se articula e busca assessoria jurídica diante de Operação da PF e possível afastamento do cargo
A operação aconteceu na última quinta-feira (4).
08/08/2022 às 16h49Eleições
Vereadores de Feira de Santana homologam candidaturas para as eleições de 2022
Galeguinho SPA e Lulinha oficializaram a candidatura na última semana.
08/08/2022 às 14h42Eleições
José Ronaldo é visto em restaurante; pronunciamento deve ser feito ainda nesta semana
O Acorda Cidade entrou em contato com o ex-prefeito na manhã desta segunda-feira (8).
08/08/2022 às 10h44PUBLICIDADE
PUBLICIDADE