Outubro Rosa

CMPC inicia Campanha na prevenção contra Câncer de Mama

A Campanha teve início na última quinta-feira (1º), e segue até dia 30 de outubro.

06/10/2020 às 10h21, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer em Feira de Santana iniciou a programação da Campanha Outubro Rosa. Cerca de 15 mulheres estão sendo atendidas por dia na unidade.

Por conta da pandemia do no novo coronavírus (covid-19), uma nova estratégia foi montada para atender todas as pacientes durante o mês de outubro. De acordo com a enfermeira Carolina Reis, os agendamentos serão exclusivos via e-mail ou por telefone.

"Depois de muitos anos com programações internas e externas, montamos uma estratégia para que as pacientes não fiquem sem o atendimento, então estas mulheres podem entrar em contato pelo telefone (75) 3602-7338 ou via e-mail: [email protected], solicitando o seu agendamento, desde que essa paciente esteja dentro dos parâmetros de mamografia, como estar na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade, ou que esteja apresentando sintomatologia", explicou a enfermeira em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Carolina Reis, o exame de mamografia tem uma grande importância na detecção precoce do câncer de mama.

"A gente tem como um exame padrão ouro, é o primeiro exame que é solicitado para fazer um rastreamento, esse exame detectando alguma alteração, encaminhamos para exames complementares, consulta com mastologista e um ponta pé inicial para que se tenha um diagnóstico e dar início ao tratamento. É importante que a mulher conheça o seu próprio corpo para saber se tem alterações, podendo perceber a presença de um nódulo, uma mama avermelhada que chamamos de hiperemia, sentindo dores no local e sinais como estes, as mulheres precisam procurar um serviço especializado para uma avaliação".

Quando detectado de forma precoce o câncer de mama acompanhado do tratamento, a chance de cura se torna maior, segundo Carolina.

"O tratamento é mais invasivo e a chance de cura é muito maior, por este motivo fazemos as nossas campanhas de conscientização, buscando estratégias para que as mulheres conheçam mais seus corpos e realizem os exames anualmente".

Ainda de acordo com a enfermeira Carolina Reis, o câncer de mama tem uma grande prevalência entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele e colo de útero.

"O câncer de mama é mais invasivo do que câncer do colo do útero, e mesmo que a campanha seja exame de mamografia, não podemos deixar de rastrear este câncer também, até porque é o cargo chefe aqui da unidade, então as pacientes que não realizaram esse ano o exame preventivo por conta da pandemia, iremos agendar para contemplar essa necessidade da paciente".

A campanha teve início na última quinta-feira (1º), e segue até dia 30 de outubro.

Leia também: Exame para diagnóstico do câncer de mama será por agendamento

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade