Saúde

Circuito de Saúde do Caminhoneiro oferece diversos serviços de saúde em Feira de Santana

Também foi lançado no evento, o ‘cartão do caminhoneiro’.

27/11/2021 às 18h55, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Foi realizado neste sábado (27) em Feira de Santana, o Circuito Saúde do Caminhoneiro. A ação do governo federal teve o apoio do Sest Senat e também da prefeitura municipal e seu principal objetivo foi oferecer serviços de saúde do homem para os caminhoneiros. Também foi lançado no evento, o ‘cartão do caminhoneiro’, que busca reunir todas as informações de saúde de cada profissional, de forma a facilitar o atendimento nas unidades básicas de saúde de todo o país.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O secretário municipal de saúde, Marcelo Britto disse ao Acorda Cidade que Feira de Santana foi escolhida para apresentar o programa por ser um grande entreposto rodoviário e para ele é preciso ter um cuidado especial com os caminhoneiros.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O Ministério da Saúde tem vários programas de saúde. Como o de saúde da mulher, saúde do trabalhador e saúde do homem.Dentro do programa de saúde do homem, tem um outro que é o saúde do caminhoneiro. Hoje difundimos aqui sobre o cartão do caminhoneiro que vai registrar tudo que ele faz do ponto de vista da saúde, como se fosse um prontuário eletrônico, só que escrito e ele leva consigo. A cada lugar que ele vai fazer seu atendimento, ele procura a unidade de saúde, vai apresentar esse cartão com todo o histórico, desde a área de odontologia, a parte de medicina, parte de prevenção. É um apanhado e do ponto de vista médico é muito importante. Que bom o Ministério da Saúde elegeu Feira de Santana como um desses pontos de distribuição do cartão”, afirmou.

Lana de Lurdes Aguiar Lima, coordenadora geral de Ciclos da Vida também reforçou a importância do cartão do caminhoneiro, principalmente para fortalecer e ampliar as medidas de prevenção à saúde do homem.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O nosso foco é facilitar, ampliar o acesso, ampliar as medidas de saúde, a prevenção da saúde, a promoção da saúde e esse é o nosso foco, principalmente para os grupos populacionais que mais precisam”, relatou.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins salientou que é fundamental olhar para a saúde dos caminhoneiros, especialmente no período de pandemia, onde a circulação dos transportes contribuiu para a disseminação do vírus. Ele pontuou que o Circuito Saúde do Caminhoneiro cuida de vários aspectos da vida desse profissional.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Muitos caminhoneiros têm problemas de hipertensão, visuais, cardíacos e respiratórios. Muitos viajam com a família e cuidando deles, estamos cuidando de toda a família”, comentou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O secretário Nacional da Atenção primária Raphael Parente, explicou que o evento em Feira de Santana foi uma ação simbólica de ações que são feitas em todo o Brasil. Ele destacou os investimentos em saúde do homem feitos pelo governo federal.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Em 2021 durante o novembro azul em ações gerais para a saúde do homem investimos mais de 200 milhões de reais para prevenção do câncer de próstata e câncer de pênis. Em outras ações de saúde do homem, o valor passa de sete bilhões de reais”, salientou.

O caminhoneiro Jorge Luis Guimarães que é de São Paulo e estava passando por Feira de Santana foi atendido durante o Circuito Saúde do Caminhoneiro e aprovou a iniciativa. De acordo com ele, o tempo do caminhoneiro é muito curto e é raro encontrar este tipo de serviço pelas estradas do Brasil.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu às vezes fico procurando em toda região que nós andamos e não encontro. Bom seria que o governo se dedicasse mais a vida do caminhoneiro, pois nosso tempo e curto em relação a nossa saúde”, finalizou.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade