Internet Segura

Especialista dá dicas de como identificar golpes do falso emprego nas plataformas digitais

Priscila Magalhães, Gerente de recrutamento e seleção, alerta para ofertas boas demais, atenção aos detalhes e fornecimento de dados.

06/02/2024 às 08h28, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

golpes-virtuais1 - DCStudio/Freepik
Foto: DCStudio/Freepik

Celebrado anualmente em mais de 100 países na primeira terça-feira do mês de fevereiro, o Dia Internacional da Internet Segura tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a utilização responsável no mundo digital para prevenir riscos.

Para a edição 2024, que será realizada no dia 6 deste mês, a gerente de recrutamento e seleção da Randstad Brasil, Priscila Magalhães, fala sobre o impacto do fornecimento de dados e dá dicas valiosas de como os candidatos podem identificar golpes relacionados a falsos processos seletivos nas plataformas digitais, principalmente via WhatsApp e SMS, e até no LinkedIn.

“Com o crescente uso da internet para busca de emprego, também aumenta o número de vagas falsas. Essas ofertas fraudulentas podem levar a diversos transtornos, como perda de tempo, frustração e até mesmo riscos à segurança pessoal e financeira. Em suma, essas ofertas fictícias de emprego geralmente são enviadas por usuários desconhecidos e costumam incluir uma descrição de vagas tentadoras, caracterizadas por salários elevados e uma carga horária reduzida, geralmente de meio período. Além disso, são acompanhadas por um link que simula a aparência da página oficial da empresa associada à suposta oferta, buscando transmitir uma falsa sensação de legitimidade”, conta Priscila.

Para não cair nessas armadilhas, siga algumas dicas abaixo:

  1. Desconfie de ofertas “boas demais para ser verdade”: já no contato inicial, fique de olho em ofertas com salários exorbitantes e benefícios irreais, pois são sinais de alerta. Uma boa oportunidade geralmente exige experiência compatível com a função e remuneração condizente com o mercado, além de dedicação de tempo alocada para àquela atividade.
  2. Atenção à rapidez do processo seletivo: caso o processo seja muito rápido e haja falta de etapas, desconfie. Geralmente, são aplicadas várias etapas e antes de abrir todas as informações da vaga, os recrutadores costumam ouvir o candidato para checar se existe aderência ao perfil da oportunidade.
  3. Fique atento (a) à comunicação: geralmente as abordagens possuem informações confusas e envolvem muitos erros de digitação. Desta forma, esteja alerta aos erros gramaticais, descrições das vagas e informações incompletas sobre a função, pois podem indicar falta de profissionalismo e aumentar a chance de se tratar de um golpe.
  4. Não clique nos links e não forneça dados: os usuários são redirecionados para um site fraudulento que solicita uma variedade de informações pessoais, como nome, CPF, data de nascimento, credenciais de redes sociais e até mesmo dados bancários. Verifique nos canais oficiais da empresa se a vaga existe e confirme as informações sobre o processo seletivo.
  5. Jamais efetue pagamento para processos seletivos: em nenhuma circunstância, forneça dados financeiros ou faça algum tipo de pagamento, pois empresas reais não solicitam dinheiro para inscrição, candidatura ou qualquer etapa do processo seletivo.
  6. Redes sociais e plataformas digitais: mesmo em redes sociais sérias, existem golpistas que usam a mesma identidade visual de empresas reais e chegam a copiar nomes de cargos em aberto nas companhias. Por isso, desconfie dessas vagas. Um sinal de que a oportunidade é falsa, é receber uma ligação imediatamente após fazer a sua candidatura. Denuncie à plataforma em que ela foi publicada e às autoridades competentes. Isso ajudará a proteger outros candidatos e combater esse tipo de crime.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade