Cicaf inicia matrícula de cursos gratuitos

Serão ao todo oito cursos na instituição, com duração de três meses. Um requisito importante para se ingressar em uma das áreas é ser oriundo de escolas da rede pública de ensino, tanto municipal quanto estadual.

Cicaf inicia matrícula de cursos gratuitos Cicaf inicia matrícula de cursos gratuitos Cicaf inicia matrícula de cursos gratuitos Cicaf inicia matrícula de cursos gratuitos

São diversos cursos trimestrais gratuitos (Foto: Secom)

O processo de matricula para os cursos do Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf), será realizado em dois dias, nesta segunda-feira (29) e na terça-feira (30). Serão ao todo oito cursos na instituição, com duração de três meses.  Um  requisito importante para se ingressar em uma das áreas é ser oriundo de escolas da rede pública de ensino, tanto municipal quanto estadual.

Para este trimestre o Cicaf oferece o curso básico integrado (atendimento ao público, informática e relações interpessoais), neste caso é preciso ter 14 e 18 anos, estar cursando no mínimo 6° ano a 5ª série e o adolescente deverá vir junto com o responsável no ato da matricula. As aulas acontecerão tanto nas segundas-feiras e quartas-feiras como nas terças e quintas nos dois turnos.

Inglês O outro curso é o inglês básico, a pessoa precisar ser maior de 18 anos de idade e Ensino Médio completo. As aulas serão ministradas nos dias de quinta-feira e sexta-feira.

Recepcionista – O curso de recepcionista telefonista com informática é voltado para quem está cursando o Ensino Médio também, ou já ter concluído e gostar de relacionar-se com o público. Este será desenvolvido nos dois turnos dos dias de quarta-feira.

Depilação – O segmento de depilação também exige Ensino Médio completo e ser maior de 18 anos. Sendo desenvolvidas suas atividades sempre nos dias de segunda e de quinta-feira, nos dois turnos.

Outros cursos – Quem tem idade superior a 15 anos de idade e Ensino Fundamental completo e com 8ª série poderá estar cursando o curso de corte de cabelo e escova, nos dias de terça-feira pela manhã ou no turno vespertino. Outra opção é o curso de manicure e pedicure. É preciso ser alfabetizado e ter no mínimo 15 anos de idade. O curso acontecerá sempre nas quarta e nos dois turnos. Aqueles que pretendem cursar eletricidade básica no dia de sexta-feira pela manhã ou pela tarde, é necessário ter mais de 18 anos de idade e o Ensino Fundamental completo – 8ª série. Assim como o curso de garçom, cujas aulas serão desenvolvidas nos dias de segunda e quinta também nos dois turnos. A coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves dos Santos e Silva, destaca que as matriculas serão todas informatizadas e os estudantes terão a necessidade de levar apenas, seus documentos originais sem a necessidade de cópias. A documentação necessária é a identidade, CPF e os comprovantes de matricula e de residência. As informações são da Secom.