Saúde

Chia emagrece? Seis razões para investir nessa semente

De acordo com uma pesquisa divulgada na Nutrition Research and Practice, comer sementes de chia no café da manhã aumenta a saciedade

04/01/2019 às 16h26, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Redação iBahia

Está de dieta ou conhece alguém nesse processo de reeducação alimentar? Você com certeza já deve ter ouvido conselhos para consumir chia em suas refeições para emagrecer. Mas, essa semente tem vários outros benefícios para organismo comprovados por pesquisas científicas.

De acordo com uma pesquisa divulgada na Nutrition Research and Practice, comer sementes de chia no café da manhã aumenta a saciedade e diminui a ingestão de alimentos a curto prazo. A semente é rica em fibras, proteínas, ômega 3 e antioxidantes.

Veja seis benefícios da chia além do emagrecimento

1- Coração saudável
O ômega 3 presente na composição da chia é fundamental para prevenção de doenças no coração, como infarto e arritmia. Segundo uma pesquisa da da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o ômega 3 contribui na regulação da pressão dos vasos sanguíneos.

2- Saúde intestinal
As fibras aumentam os movimentos intestinais e evitam prisão de ventre ao consumir chia hidratada.

3- Regula o colesterol
As sementes possuem uma grande quantidade de fibras que não se dissolvem na água, e por isso, ela quando consumida pode ajudar a eliminar a gordura presente na alimentação. A eliminação acontece naturalmente pelas fezes.

4- Melhora a imunidade
A chia tem na sua composição vários nutrientes (fósforo, manganês, potássio, ácido aspártico e glutamina) essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico, que inibem a reprodução de células inflamatórias e também preservam as membranas celulares e neurotransmissores.

5- Evita o envelhecimento precoce
As sementes de chia possui antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Os antioxidantes são substancias que atuam para atrasar ou impedir a ação dos radicais livres nas células, que podem levar ao desenvolvimento de doenças, como câncer e Alzheimer.

6- Fortalecimento de ossos e dentes
A chia a também tem cálcio em sua composição, esse mineral é responsável pelo fortalecimento dos nossos ossos e dentes. Pessoas com intolerância ou alergia a lactose podem utilizar a chia como alternativa para absorver o nutriente.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade