Feira de Santana

Chefe de educação ambiental alerta sobre caramujos e animais exóticos em Feira de Santana

Na segunda-feira (21), a Semmam através do Departamento de Educação Ambiental, após receber denúncias realizou uma visita nas Ruas Jandaia e Atlético no bairro Parque Ipê.

22/06/2021 às 16h22, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Ney Silva

O chefe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), João Dias, informou que o caramujo africano é um animal exótico e que constantemente recebe reclamações de pessoas da comunidade para captura desse e outros animais que não são da nossa fauna.

Atendendo reclamações de moradores do bairro Parque Ipê, uma equipe da Semmam foi verificar a existência de caramujos.

"Aqui em Feira de Santana as reclamações que recebemos apontam a existência de tucanos no distrito de Humildes, faisão no bairro Cidade Nova, o peixe jaguar, que é da América Central, no Rio Tocós e em alguns afluentes do Rio Jacuípe. Esse peixe trás muita preocupação", disse João Dias.

Ele cita também a existência de árvores como o Neem que veio da Índia e o Ficus. Essa última, segundo João Dias, causa vários problemas, principalmente em construções.

No caso dos caramujos, João Dias informou que esses animais estão infestando alguns bairros. "Queremos chamar a atenção das pessoas que de forma nenhuma soltem animais exóticos no meio ambiente sem autorização dos órgãos públicos. Se fazem necessários estudos para que esses animais sejam soltos", esclarece.

Sobre o tucano, João Dias informou que esse pássaro destrói os ovos e os filhotes de outros pássaros, o mesmo que acontece com o faisão. Já o peixe jaguar, ele ataca os peixes nativos e pode até atacar pessoas se tiver choco.

Outra situação relatada pelo chefe de educação ambiental são as abelhas exógenas trazidas de outros locais do mundo, como as abelhas italianas e as africanas.

Foto: Divulgação/Semmam

Na segunda-feira (21), a Semmam através do Departamento de Educação Ambiental, após receber denúncias realizou uma visita nas Ruas Jandaia e Atlético no bairro Parque Ipê.

A situação deixou os moradores locais bastantes preocupados. A partir de agora, a Semmam vai avaliar quais serão as medidas cabíveis a serem adotadas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Embasa

Feira de Santana

Embasa prevê distribuição de 3 mil litros de água por segundo para Feira de Santana

De acordo com Raimundo Neto, seis municípios e cerca de 800 mil moradores são beneficiados com o sistema de abastecimento...

16/05/2024 às 15h25

Projeto Vida é Saúde

Feira de Santana

Projeto Vida e Saúde atenderá população gratuitamente no centro de Feira de Santana

A Feira Vida e Saúde reunirá cerca de 80 profissionais voluntários e acontecerá nesta sexta (17) na Praça Bernardino Bahia.

16/05/2024 às 14h46

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

Lançamento dia B

Feira de Santana

Dia B do Brincar terá caminhada no centro da cidade e literatura no parque

Em sua 9ª edição, o Dia B traz um convite para crianças e adultos reviverem memórias da infância e participar...

16/05/2024 às 11h13

Em Feira de Santana, o atendimento psicológico é ofertado, de maneira gratuita

Feira de Santana

Workshop sobre Ansiedade Generalizada é realizado em Feira de Santana

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana...

16/05/2024 às 10h57

image

Rádio acorda cidade