Panetone

Chef ensina passo a passo de produção de panetone

Receita pode ser feita para degustação entre família e amigos ou para gerar renda extra com a proximidade dos festejos de fim de ano.

16/12/2021 às 09h31, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com a chegada do Natal e as confraternizações de fim de ano, aumenta a procura por itens típicos dessa época – seja para degustação ou para presentear alguém com um mimo especial. Um produto característico é o panetone, alimento consumido em diversas variações (salgado, de frutas, de chocolate, trufado, etc.). Ele pode ser encontrado em mercados, mas também é comercializado por empreendedores que atuam na fabricação artesanal da iguaria.

Para ensinar a produzir panetones de frutas ou com gotas de chocolate, a chef e professora do curso de Gastronomia da Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau Salvador, Jamile Paixão, traz o passo a passo da receita que pode ser feita em casa, para confraternizar em família e com amigos, ou mesmo para a venda gerando renda extra, como aponta a docente.

"Vender panetones é uma ótima opção para quem precisa de uma renda extra ou está sem emprego. É possível faturar mais de R$ 1,5 mil com as vendas e o segredo para dar certo é utilizar ingredientes de qualidade e ter um bom atendimento. A produção caseira não requer equipamentos e utensílios de alto custo e a receita não tem um grau de dificuldade elevado para sua execução. Seguindo o passo a passo e usando a criatividade é possível oferecer sabores diversos de recheios e coberturas agregando valor ao produto", recomenda.

Confira a receita abaixo:

Ingredientes:

Esponja: 400g de farinha de trigo, 30g de fermento biológico, 500 ml de água, 600g de farinha de trigo, 8 gemas, 200g de açúcar, 160 ml de óleo, 10g de sal, raspas de laranja, raspas de limão, 40g de glucose, noz-moscada, essência de panetone, 10g de melhorador de farinha de trigo, 60g de leite em pó.

Recheio: 250g de uvas passas, 250g de frutas cristalizadas e 350g de gotas de chocolate forneável

Modo de preparo:

1. Misture muito todos os ingredientes da esponja; Deixe descansar por 30 minutos; 2. Após o descanso, junte os demais ingredientes;

3. A farinha de trigo deverá ser colocada aos poucos conforme a necessidade;

4. Misture muito bem e sove a massa até que esteja lisa, elástica e bem homogênea;

5. Acrescente as uvas-passas e as frutas cristalizadas ou as gotas de chocolate;

6. Porcione e modele os panetones;

7. Coloque em formas de papel (próprias para panetone) e deixe crescer até chegar à borda da forma (cerca de 1h30 min);

8. Leve para o forno pré-aquecido a 180ºC até assar e dourar. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade