Feira de Santana

Cerca de 80 agentes comunitários de saúde estão afastados por conta da Covid-19 em Feira de Santana

Ainda de acordo com o vice presidente do Sindicato, o município deveria ter cerca de 1.600 profissionais.

03/02/2022 às 11h10, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Por conta dos altos números registrados para a Covid-19 em Feira de Santana, além do surto de gripe H3N2, cerca de 10% dos agentes comunitários de saúde, foram afastados das atividades laborais.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Feira de Santana, Everaldo Pereira, esse número é equivalente a cerca de 80 servidores.

"O agente comunitário é uma pessoa como qualquer outra e muitos dos nossos servidores foram acometidos pela Covid-19 e agora com a gripe H3N2. Infelizmente tivemos o registro de dois óbitos por conta do coronavírus. Então a partir do momento em que este servidor tem o teste positivo, ele é afastado das atividades, ficando no período de 10 até 14 dias em casa para retornar ao trabalho", explicou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Além dos afastamentos causados pelas doenças, Everaldo informou à reportagem do Acorda Cidade, que a quantidade de servidores para atuar no município de Feira de Santana, é insuficiente.

Segundo ele, a categoria tinha que ser composta com pelo menos 1.600 servidores, mas atualmente tem apenas 860 agentes.

"Hoje nós temos em média de 860 agentes comunitários, porém seria necessário cerca de 1.600 servidores para que todas as áreas da cidade, fossem cobertas de forma 100%. Como isso não acontece, nós precisamos realizar mutirões em determinados locais, justamente onde não há a atuação do agente comunitário, como forma de suprir a necessidade da comunidade, porque hoje temos aí, uma defasagem de quase 50% de servidores que deveriam atuar no município", disse.

Ainda segundo Everaldo, todos os anos, são feitos ofícios à Secretaria Municipal de Saúde, para que novos concursos sejam realizados no sentido de reforçar a categoria.

"Nós somos servidores do município, temos essa média de 800 agentes na cidade, no estado da Bahia, são mais de 3 mil servidores e em todo o Brasil, são mais de 250 mil agentes. Todos os anos, enviamos ofícios à prefeitura solicitando concursos para que novas pessoas possam integrar a nossa equipe", concluiu.

Ao Acorda Cidade, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, explicou que a defasagem do número de agentes comunitários, é decorrente da falta de orçamentos que o município não tem.

"Nós temos ainda uma defasagem no número de agentes comunitários, mas isso tudo decorre de dificuldades de orçamento. Desejamos sim, que a gente venha ao máximo, aquele que é recomendado, mas entre o recomendado e o possível, a gente tem uma diferença aí importante. Não podemos descuidar também das outras áreas, por isso fica o registro, nós admitimos o fato, mas tudo vai depender também de recursos", afirmou.

Com relação ao número de agentes comunitários afastados, o secretário destacou o uso da vacina contra a Covid-19, como forma de minimizar os danos causados pela doença.

"A gente sabe que o agente de saúde está muito exposto, porque eles realizam visitas frequentes e qualquer um está sujeito com relação à isso, seja pela Covid-19, seja pela gripe. Mas é importante também destacar que não atinge apenas a categoria dos agentes, atinge também os médicos, enfermeiros e até o pessoal do administrativo da Secretaria de Saúde. Queremos aqui reiterar a necessidade da vacina, enaltecer os cuidados e principalmente pelos agentes, estes que são responsáveis em fazer a ponte da informação da saúde até à comunidade", concluiu.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Inauguracao da Praca

Feira de Santana

Com investimento de R$ 6 milhões, Feira Livre do Tomba é oficialmente inaugurada

A revitalização iniciou em fevereiro de 2023 e teve o investimento de R$ 6 milhões.  A praça Macário Barreto também foi...

16/05/2024 às 17h30

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

Feira de Santana

Centro Dona Zazinha realiza Baile Dançante para homenagear Dia das Mães

A banda Karas e Bocas animaram os idosos na manhã desta quinta-feira(16).

16/05/2024 às 17h30

Embasa

Feira de Santana

Embasa prevê distribuição de 3 mil litros de água por segundo para Feira de Santana

De acordo com Raimundo Neto, seis municípios e cerca de 800 mil moradores são beneficiados com o sistema de abastecimento...

16/05/2024 às 15h25

Projeto Vida é Saúde

Feira de Santana

Projeto Vida e Saúde atenderá população gratuitamente no centro de Feira de Santana

A Feira Vida e Saúde reunirá cerca de 80 profissionais voluntários e acontecerá nesta sexta (17) na Praça Bernardino Bahia.

16/05/2024 às 14h46

FSA Invisível

Feira de Santana

Voluntários do FSA Invisível levam ‘comida, escuta e dignidade’ para pessoas em situação de rua: ajude também na campanha Feira sem Frio

Os voluntários distribuem alimentos, cobertores, agasalhos, mas sobretudo, eles oferecem atenção, disposição e carinho para quem precisa. 

16/05/2024 às 12h15

gari limpeza ruas

Feira de Santana

Profissionais da limpeza pública exercem papel importante em zelar pela cidade

Seja dia ou noite, os agentes de limpeza não têm hora para trabalhar e não há tempo ruim: eles enfrentam...

16/05/2024 às 11h40

image

Rádio acorda cidade