Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

Cerca de 30% dos casos de câncer estão associados a fatores comportamentais

Na atual campanha realizada pelo CMPC, Semana de Saúde da Mulher, que foi estendida até o dia 30 de abril, aproximadamente 10% dos exames ginecológicos estão atestando o câncer do colo de útero.

08/04/2012 às 10h27, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

 
O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, comemorado neste domingo (8), é mais uma oportunidade para lembrar a todos que pequenos gestos, individuais ou coletivos, são fundamentais na luta contra o câncer. A consideração é da coordenadora administrativa do Centro Municipal de Prevenção aoncer Romilda Maltêz (CMPC), Liamara de Oliveira.
 
Como 30% dos casos de câncer estão associados a fatores comportamentais, observa Liamara de Oliveira, as mortes provocadas pela doença poderiam ser evitadas através de ações preventivas. “Sabemos que a utilização de tabaco pode provocar o câncer de garganta ou pulmão, o uso do álcool o câncer de fígado, a exposição prolongada ao sol o câncer de pele, dentre outros. Uma série de atitudes nossas podem favorecer o surgimento da doença, então quanto mais redobrarmos os cuidados melhor será”, ressalta.
 
Ela lembra também que o tratamento dos cânceres exige custos altamente elevados e que promover a conscientização é fundamental. “Além de custos econômicos, o câncer traz custos emocionais e psicológicos. Por isso, as campanhas publicitárias que visam conscientizar a população sobre medidas de prevenção são essenciais, pois chamam a atenção, sensibilizam e estimulam a busca pelos serviços de saúde que levam ao diagnóstico da doença”, considera Liamara de Oliveira.  
 
Na atual campanha realizada pelo CMPC, Semana de Saúde da Mulher, que foi estendida até o dia 30 de abril, aproximadamente 10% dos exames ginecológicos estão atestando o câncer do colo de útero. “Muitos dos casos estão sendo diagnosticados precocemente, favorecendo assim a cura. Tanto as mulheres quanto os homens devem estar sempre atentos e fazer exames com regularidade. A mulher acima de 40 anos deve fazer a mamografia uma vez por ano, assim como o homem, que na mesma idade e periodicidade deve realizar o exame PSA e a ultrasson de próstata”, recomenda.
 
O CMPC está situado na rua Barão do Rio Branco, 621, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, disponibilizando serviços de ultrassonografia, exames preventivos, ginecologia, mastologia, oncologia, assistência social, biopsias, urologia, enfermagem, pequenas cirurgias, distribuição de medicamentos, dentre outros. (Secom)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade