Dilton e Feito

CCJ aprova Projeto de Lei que proíbe descontos no salário de trabalhadoras domésticas

A atual legislação possibilita o desconto de gastos com aluguel e alimentação.

06/04/2011 às 15h52, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Foi aprovada, por unanimidade, a constitucionalidade do Substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 1.652/03, de autoria do Deputado Federal Luiz Alberto (PT/BA), que altera a Lei 5.859/1972, a qual dispõe sobre a profissão do trabalhadora doméstica e dá outras providências, como a proibição dos empregadores de efetuar qualquer desconto nos salários do empregado que não os determinados por lei. A votação ocorreu no final da tarde da última terça-feira (05). 
 
Depois desta deliberação na reunião ordinária da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, agora o Deputado Luiz Alberto vai conversar com o presidente da Mesa da Câmara, para tentar a inserção desse projeto na pauta do Plenário, no intuito de que o mesmo seja votado ainda nesse mês de abril, dado que no próximo dia 27 se comemora o Dia da Empregada Doméstica.
 
“Como descontar aluguel, por exemplo, de quem, por força do próprio contrato de trabalho, deve residir na casa de seu empregador? A criativa mente de nossos empregadores está sempre a acrescentar mais itens a essa injusta lista”, afirmou Luiz Alberto. A atual legislação possibilita o desconto de gastos com aluguel, salário e alimentação.
 
O autor da proposta explica ainda que os empregadores brasileiros encontraram uma forma de burlar a lei criando a expressão “salário in natura”, que significa o pagamento do salário integral descontando-se itens como aluguel, alimentação, produtos de higiene, entre outros.(Ascom)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade