Feira de Santana

Católicos celebram o amor e a fé em Jesus durante missa e procissão de Corpus Christi

A data começou a ser celebrada no século 13 em 1263 pelo Papa Urbano IV e atualmente é comemorada em quase todas as dioceses do mundo.

31/05/2018 às 10h25, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Os católicos de Feira de Santana acordaram cedo nesta quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi e motivados pela fé demonstraram todo o amor por Jesus durante a confecção dos tapetes, missa e celebração ao corpo de Cristo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os tapetes coloridos foram feitos ainda na madrugada fria e com muito amor e capricho, após a missa realizada na catedral metropolitana, deram passagem a procissão de Corpus Christi e a milhares de fieis que foram expressar em praça pública toda a fé e amor ao Salvador.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Dona Albina Ribeiro Conceição, de 76 anos, contou que participa da celebração de Corpus Christi há 30 anos. Para ela, o momento significa paz, amor e acreditar na presença de Jesus.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Significa o amor de Deus em primeiro lugar. Eu vou continuar vindo. Hoje trouxe meu neto. Desejo, amor, paz e muita prosperidade não só para mim mas para todos aqueles que acreditam em Cristo”, afirmou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Castro comentou que a procissão é um momento sublime de demonstração da fé. Assim como a participação dos católicos na produção dos tapetes e durante a missa de Corpus Christi.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“As pessoas madrugam preparando com zelo, carinho, afeição, arte e beleza os tapetes para que passe o cortejo. É o momento de manifestar publicamente a fé em Jesus. Que nós possamos nesse momento de muito sofrimento de nosso povo em geral, ter a construção de um mundo de paz, onde não o dinheiro, mas a pessoa humana tenha centralidade. Quando o dinheiro governa há o desastre”, observou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O religioso afirmou que a celebração é o momento de comunhão profunda com Deus.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O arcebispo emérito Dom Itamar Vian, em 23 anos que está na cidade, esta é a primeira vez que ele não participou da missa e procissão. Segundo Dom Itamar, as celebrações são presididas por Dom Zanoni e este ano ele teve a honra de ser convidado para participar da celebração no município de Santo Estevão.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Dom Itamar reforçou sobre o significado do dia de Corpus Christi e explicou que a data começou a ser celebrada no século 13 em 1263 pelo Papa Urbano IV e atualmente é comemorada em quase todas as dioceses do mundo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Significa corpo de cristo e neste dia acontece a manifestação pública de nossa fé na presença de Jesus na hóstia consagrada. Os tapetes são os tapetes da fé, feitos com serragem, sal, flores, para que o santíssimo sacramento possa passar. Feira de Santana destaca-se a nível estadual e nacional pelo número de tapetes e pela qualidade. São muitos e belíssimos”, concluiu.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade