Economia

Cashback: o que é e como o dinheiro volta para o consumidor?

Programa de fidelização de clientes vai além do desconto, e devolve parte do pagamento.

15/04/2020 às 08h10, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O mercado de pagamentos tem buscado constantes atualizações. Atributos como facilidade e senso de vantagem motivam a compra e a realização diferenciada de pagamentos pelos consumidores, não apenas na web mas também nas negociações presenciais. O cashback, por exemplo, se destaca como um desses formatos de pagamento que tem atraído cada vez mais o consumidor brasileiro.

A ideia nasceu nos Estados Unidos e mesmo com a nomenclatura em inglês, o termo cashback já é bem conhecido por aqui, e expressa claramente a ideia de dinheiro de volta. Este é, basicamente, um método de negociação em que o consumidor recebe de volta parte do dinheiro gasto em suas compras, conforme a loja ou a empresa financeira estabelece em suas parcerias.

Antes de tudo, no entanto, é preciso que o cliente faça seu cadastro no aplicativo ou habilite esta funcionalidade em sua conta corrente. Então, com o cartão de crédito cadastrado neste serviço, é oferecido um retorno de um determinado valor, em porcentagem ou valor fixo, que o cliente já sabe no ato da aquisição ou pagamento. Esse valor será devolvido para a conta corrente cadastrada, e estará disponível para uso dentro um período estabelecido pela empresa.

Cashback ou desconto?

Descontos e cashbacks são opções semelhantes e atraentes ao consumidor, mas não são iguais. O desconto é aplicado, normalmente, em um produto específico ou categoria. Já o cashback pode ser aplicado em todo o site, dependendo da proposta da empresa. Outro grande diferencial é que o consumidor não recebe o dinheiro de volta na hora, como a opção de desconto é aplicada na hora da efetivação do pagamento.

No cashback, parte do valor pago pelos bens adquiridos é devolvido um tempo após a compra. Da mesma forma que os descontos, o cashback atrai consumidores para a compra de produtos ou serviços, que já baseiam as aquisições visando quanto irá retornar.

Cashback e economia

Atualmente, os bancos também passaram a oferecer a opção de cashbacks para seus clientes. De maneira geral, habilitando a função no aplicativo da instituição e usando o cartão do banco é possível obter parte dos valores na aquisição de bens e pagamentos.

Diante disso, surge uma outra vantagem: além de pensar e pesquisar mais para fazer suas compras, o cliente também poderá optar por destinar o valor do cashback em sua conta bancária, podendo gerar economia para suas finanças e até mesmo investir seus valores.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade