Bahia

Cartórios da Bahia registraram 30 mortes de crianças de 5 a 11 anos por Covid-19 desde o início da pandemia

Crianças de 9 anos foram as que mais vieram a óbito em razão do novo coronavírus. Faixa etária que teve vacinação aprovada pela Anvisa contabilizou ainda 56 mortes por septicemia, 38 por pneumonia e 37 por insuficiência respiratória.

19/01/2022 às 08h50, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com vacinação recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as crianças entre 5 e 11 anos totalizaram 30 falecimentos por Covid-19 desde o início da pandemia. Este foi o número de óbitos para esta faixa etária registrados pelos Cartórios de Registro Civil da Bahia no período de março de 2020 à primeira semana de janeiro de 2022.

O levantamento mostra ainda que as crianças mais afetadas pela doença foram aquelas de nove anos, com 9 mortes registradas, seguida pelas que tinham cinco anos, com 7 registros, e pelas de dez anos, com 5 falecimentos registrados. Crianças de 6 e 7 anos totalizaram 3 óbitos cada, as de oito, 1, e as de onze, 2 mortes.

Os dados contabilizados fazem parte do Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados que reúne as informações de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelos 7.663 Cartórios brasileiros -, e que é administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), retrata ainda que esta faixa etária registrou 35 mortes por AVC, 11 por choque cardiogênico e 9 por morte súbita.

O ano de 2021 foi aquele que registrou o maior número de mortes cuja causa mortis consta como Covid-19 (17), enquanto que em 2020 foram 13. Na primeira semana de janeiro de 2022 não foram contabilizados óbitos por Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos, embora os Cartórios de Registro Civil tenham o prazo legal de até 10 dias para enviar os dados ao Portal da Transparência do Registro Civil.

“Os dados obtidos pelo Portal da Transparência do Registro Civil, nos mostram que 2021 ocorreu um aumento de mortes por Covid-19 em nosso estado. Um número não tão elevado em comparação ao ano anterior, mas ainda sim expressivo. Isso nos mostra o quão importante é a vacinação de nossos cidadãos baianos, evitando assim mortes e propagação de variantes”, salienta o presidente da Arpen/BA, Daniel Sampaio.

Contabilizando-se todas as mortes por causas naturais na Bahia, a faixa etária entre 5 e 11 anos registrou 404 óbitos, sendo 195 em 2020 e 209 em 2021. Dentre as causas de mortis segmentadas pelo Portal, Septicemia foi a causa de 56 mortes, Pneumonia (38), Insuficiência Respiratória (37), AVC (35), e Covid-19 (30). Importante constatar que os Demais Óbitos, que reúnem várias doenças não segmentadas no Portal, totalizaram 181 mortes.

Já no Brasil, as crianças entre 5 e 11 anos totalizaram 324 falecimentos por Covid-19 desde o início da pandemia. Entre os Estados brasileiros, São Paulo, estado mais populoso do país respondeu percentualmente por 22,8% dos óbitos de crianças nesta faixa etária, seguido por Bahia (9,3%), Ceará (6,8%), Minas Gerais (6,5%), Paraná (6,2%), Rio de Janeiro (5,9%) e Rio Grande do Sul (4%). Amapá, Mato Grosso e Tocantins foram as unidades que registraram o menor número de óbitos na faixa etária.

Sobre a Arpen/BA

A Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA) conta com 166 associados, do total de 242 titulares de Registro Civil do Estado da Bahia distribuídos por todos os municípios e distritos baianos, responsáveis pelos principais atos da vida civil dos cidadãos, entre eles os registros de nascimentos, casamentos e óbitos. Associação legítima representante da categoria no âmbito estadual e nacional.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade