Saúde

Campanha alerta a população sobre cuidados e prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Várias pessoas da comunidade participaram, foram atendidas e aproveitaram a oportunidade para tirar as principais dúvidas sobre a doença.

27/07/2019 às 14h01, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Como parte das ações da Campanha Julho Verde pela conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço, foram realizados neste sábado (27), no estacionamento da prefeitura de Feira de Santana, ações de saúde, palestras de orientação e exames clínicos para detectar a patologia. Várias pessoas da comunidade participaram, foram atendidas e aproveitaram a oportunidade para tirar as principais dúvidas sobre a doença.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O médico cirurgião de cabeça e pescoço Tércio Guimarães explicou que o mês de julho foi todo dedicado as ações de prevenção e cuidados com o câncer e pescoço e esse movimento existe em todo o país e também no mundo. No Brasil é apoiado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e o principal objetivo é conscientizar e dar o diagnóstico precoce para os pacientes. Ele frisou que os fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço são o consumo de álcool e o tabagismo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A maioria dos pacientes que chega até a nós, ao especialista já chega com a doença no estágio avançado. É para isso que nós estamos aqui. Para alertar a população e tentar diagnosticaro mais rápido possível esse tipo de doença que vem crescendo cada vez mais na nossa população brasileira”, disse.

Até o momento da entrevista, o médico informou que foram diagnosticados através dos exames clínicos três casos suspeitos de câncer de cabeça e pescoço. Foram solicitados outros exames para os pacientes e eles serão encaminhados para as unidades de saúde referenciadas: Unacon, Multiclin e Hospital Dom Pedro de Alcântara.

Auto-exame

O médico salientou que importante que as pessoas façam sempre o auto-exame e ao escovarem os dentes, por exemplo, olhem para o interior da boca com mais atenção e de preferência com ajuda da luminosidade.

Qualquer sinal de manchas, ou lesões que não cicatrizam por mais de três semanas merecem maior atenção. O câncer de cabeça e pescoço atinge a boca, cordas vocais, faringe, laringe e amidalas. Vem crescendo muito no Brasil e atualmente é o quinto câncer mais comum. É comum principalmente em homens. Outo fator de risco é também o vírus do HPV que pode desencadear a doença.

Além das ações do Julho Verde, a população que desejar mais informações sobre o assunto e o atendimento pode ir até a Unacon às terças e sextas-feiras a tarde e também até a Muticlin às terças-feiras a tarde. Basta ir a uma dessas clínicas com a guia do médico clínico, otorrino, ou qualquer outro especialista solicitando uma avaliação do cirurgião de cabeça e pescoço. O paciente passará por uma triagem e se houver suspeita da doença será feito o devido encaminhamento.

Denise Gomes de Freitas Oliveira 70 anos, foi até o estacionamento da prefeitura para fazer o atendimento clínico. Ela disse que soube da ação da campanha Julho Verde através do Acorda Cidade e foi buscar seu atendimento.

Ela contou que sempre procura o médico quanto tem qualquer sintoma diferente.

“Já tive câncer e há casos de câncer em minha família. Estou com dor de ouvido e na garganta, aí vim até aqui para ser examinada. Sempre é melhor prevenir”, finalizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade