Feira de Santana

Caminhoneiros protestam contra horários de carga e descarga e restrições de circulação

Eles relatam que estão impossibilitados de trabalhar.

29/12/2021 às 10h15, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Cerca de 100 caminhoneiros realizam um protesto na manhã desta quarta-feira (29), na Avenida Presidente Dutra em Feira de Santana. Segundo eles, vão também realizar uma passeata pelo centro da cidade e o objetivo é manifestar contra os horários de carga e descarga determinados pela prefeitura, além da restrição de circulação pelas principais avenidas. Eles relatam que estão impossibilitados de trabalhar.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Adilmo Souza dos Santos que é caminhoneiro há dez anos explicou que os caminhões são do tipo três quartos e fazem entregas diversas e fretes por toda a cidade. No entanto, a determinação da prefeitura proíbe que circulem além do centro da cidade, como também em outros locais no período das 7h às 19h.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Queremos mostrar a nossa indignação. É uma atitude perversa que o prefeito e secretário fizeram com a gente. Eu tenho umas oito multas e tem colega com mais de vinte multas. Eles falam para que a gente faça uma defesa. Queremos que desbloqueiem algumas avenidas que ficam fora do centro da cidade, que nos deem condições para a gente trabalhar diariamente”, afirmou.

Caminhoneiro há 20 anos, Carlos Alberto confirmou a situação e relatou que a categoria de três quartos está autorizada a trabalhar apenas no anel de contorno.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Pedimos que o prefeito coloque o horário de restrição no centro da cidade de 7h às 10h e das 10h às 17h seja liberado com um ponto de carga e descarga que não temos na cidade. Estamos sendo cobrados e como é que a gente vai trabalhar? A gente trabalha o dia todo entregando alimentos diversos, fazendo frete, mudanças e as avenidas estão travadas”, lamentou.

O Superintendente Municipal de Trânsito, Cleudson Almeida informou que essa determinação corresponde a Lei 32.57/2015 que restringe a circulação de veículos pesados em determinadas vias da cidade. Segundo ele, há o procedimento de carga e descarga que é realizado no horário das 7h da manhã às 19h para veículos com metragem igual a 6,5 metros e e a referida lei prevê também uma tolerância de 15% quanto ao comprimento desses veículos. Veículos com comprimento em até 7,47 metros podem trafegar na atividade de carga e descarga na cidade.

“Aqueles com metragem superior a que foi informada, só podem trafegar e realizar a atividade de carga e descarga a partir das 19h. É uma lei de 2015 , onde todos aqueles que tem comprimento superior ao que está definido, não podem trafegar principalmente no centro da cidade, das 7h às 19h. O condutor que teve seu veículo notificado e que se encontra dentro do permissível da lei pode se dirigir à Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que as inconsistências quando a determinados autos de infração serão devidamente corrigidas”, finalizou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade