Feira de Santana

Câmara de Vereadores realiza sessão extraordinária em homenagem aos agricultores de Feira de Santana

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana esteve presente.

04/08/2021 às 15h11, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

A Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana, realizou na manhã desta quarta-feira (4) uma sessão extraordinária em homenagem aos agricultores do município.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador e presidente da Comissão de Agricultura da Casa Legislativa, Jurandy Carvalho (PL), explicou que este segmento deve ser mais discutido pelos poderes públicos, valorizando os trabalhadores da zona rural.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"A gente está fazendo com que a agricultura de Feira de Santana possa aparecer para os governantes, para que este setor possa ser visto com bons olhos, tanto do Governo Federal, quanto do Governo Estadual e Municipal. Queremos trazer a agricultura para as ordens de discussão para que a gente sempre possa debater, principalmente o plantio na região de Feira de Santana", disse.

Com relação a pesca no Rio Jacuípe, o vereador informou a reportagem do Acorda Cidade que há algumas dificuldades que precisam ser ajustadas no local.

"Com relação a pesca, nós estamos realizando alguns ajustes e passando por algumas dificuldades, mas indo em busca de estratégias para que possamos potencializar a pesca no Rio Jacuípe e na região de Feira de Santana", afirmou.

Durante o uso da tribuna livre, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Conceição Borges, criticou a falta de uma passarela na BR-116 Norte, onde foi feita a duplicação da pista.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Existe uma palavra chamada de desenvolvimento, o que está deixando a zona rural de lado com relação a duplicação da BR-116. Primeiro que essa duplicação foi feita sem ouvir a comunidade, a gente não tem retorno e as mães que precisam levar seus filhos para as escolas, precisam andar em torno de 2km para chegar ou até mesmo, se arriscar pulando a mureta. Estão construindo uma passarela lá no Posto São Cristóvão e quem pode observar, vai ver que não terá serventia nenhuma, porque em vez de se construir na entrada do posto, onde pode servir para a comunidade, construíram depois. Posso dizer aqui que nós não somos vistos nem como terceira categoria, somos invisíveis, porque quando se vai construir algo, não observam o que está no entorno. Existe uma população de um lado, como do outro, mas isso não foi observado", informou.

Presente na sessão extraordinária, a advogada previdenciária Cristine Nascimento utilizou a tribuna da Câmara para destacar um maior cuidado com o homem e a mulher do campo que encontram sérias dificuldades para receber benefícios.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Infelizmente o trabalhador rural e aqui eu falo principalmente do trabalhador da agricultura familiar, ele se encontra em uma situação difícil, primeiro porque toda essa questão do tempo, quando não tem muitas chuvas na região, prejudica o trabalhador que acabam perdendo sua colheita. Outro grande problema enfrentado, seja pelos homens e mulheres já idosos, é com relação ao benefício previdenciário. E agora com o INSS operando pelo aplicativo Meu INSS, as pessoas não estão conseguindo obter seus benefícios devidamente. Muitas vezes, alguns conseguem através do sindicato ou das associações, mas a maioria ainda se encontra de forma desassistida, e com certeza, esses são os motivos pelo qual a população rural precisa ser melhor protegida", concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade