Câmara aprova projeto que contempla servidor com relação homoafetiva
Projeto de Lei Complementar foi aprovado por unanimidade e deve ser discutido em segundo turno na sessão da próxima segunda-feira.
07/04/2010 às 18h38, Por Dilton e Feito
Foi aprovado em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (07) da Câmara de Feira de Santana, Projeto de Lei Complementar que facilita aos servidores da Prefeitura e também do Poder Legislativo que mantêm relações homoafetivas o acesso aos direitos previstos no Regime Próprio de Previdência Social do Município. A matéria foi aprovada por unanimidade e deve ser discutida em segundo turno na sessão da próxima segunda-feira.
O projeto assegura direitos previdenciários ao cônjuge, companheira, companheiro, parceiro de relação homoafetiva e o filho emancipado, de qualquer condição, menor de 18 anos ou inválido, dos servidores municipais.
“O projeto tem o objetivo de contemplar e proteger os segmentos que representam as minorias. Creio que estamos partindo na frente. O Congresso ainda está discutindo a matéria”, disse o autor da proposta, o vereador Getúlio Barbosa.
O vereador Carlos Alberto Costa Rocha elogiou a proposta. “Temos que focar o ser humano e o projeto vai nessa direção”.
O vereador Marialvo Barreto declarou que, geralmente, casais homossexuais constroem o patrimônio juntos. “Quando um morre, a família do morto fica com tudo. Briga de herança, que é muito comum. Acho o projeto interessante, especialmente quando exige os três itens para provar a união estável”, afirmou. “Não é estímulo de casamento gay. Vai marcar a legislatura por corrigirmos uma injustiça”, assinalou. Para o petista, será modelo para que outros municípios possam aprovar leis semelhantes.
O vereador Roberto Tourinho, que também apóia o projeto, lembrou do caso de uma servidora municipal que conviveu por cerca de 30 anos com uma companheira. Quando faleceu a funcionária pública, sua parceira teve muito trabalho para ser beneficiada com os direitos previdenciários. Precisou comprovar na justiça a união estável que manteve por tantos anos e depois requerer os seus direitos.
“O projeto repara uma injustiça e diminui a distância que existe hoje para que as pessoas tenham respeitados seus direitos. Não vale à pena que, por motivos religiosos ou não, deixe de se reconhecer uma realidade. É um dos grandes projetos que a Câmara de Feira aprova”, comentou.
O vereador Ângelo Almeida considera o projeto uma conquista do movimento GLBT. “Feira de Santana será um dos primeiros municípios brasileiros a contemplar esse segmento com direitos que já deveriam ser assegurados”, disse ele.
As informações são da Ascom/CMFS
Mais Notícias

Novembro Roxo
Fórum em Feira de Santana discute ações de prevenção ao parto prematuro
O público alvo da ação foram as equipes multiprofissionais hospitalar e os trabalhadores da atenção primária.
29/11/2023 às 20h40

Feira de Santana
Dispensário Santana realiza neste sábado (2) "Baile Anos Dourados" em comemoração aos 40 anos
Ainda neste mês de dezembro, a instituição realizará a Feira do Empreendedorismo, Natal Raios de Luz e um show musical,...
29/11/2023 às 20h40

Idosos e cadeirantes
Estacionamento do Shopping Boulevard terá fiscalização reforçada e aplicação de multas para coibir ocupação indevida de vagas
A iniciativa visa garantir o respeito às normas estabelecidas e proporcionar maior acessibilidade a quem realmente necessita desses espaços.
29/11/2023 às 16h19

Feira de Santana
Santa Casa diz que tem condições para atender cirurgias de cabeça e pescoço, mas é preciso financiamento público
Ontem (28), o vídeo de um dentista viralizou em Feira, onde ele denuncia a suspensão das cirurgias de cabeça e...
29/11/2023 às 15h52

Feira de Santana
Farmacologia Clínica e Anestesiologia são temas de simpósio gratuito da Unex
Evento é promovido pelos estudantes do curso de Medicina e contará com nomes importantes da área.
29/11/2023 às 14h45

Feira de Santana
Prefeitura convoca 15 candidatos aprovados no Reda
Os convocados vão ocupar vagas de advogado, contador, engenheiro e assistente administrativos.
29/11/2023 às 14h33