Saúde

Café da manhã farto pode ajudar na perda de peso

Novo estudo mostra que a prática aumenta a queima de calorias e diminui o açúcar no sangue

10/03/2020 às 09h23, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Lübeck, na Alemanha, comprovou que um café da manhã farto ajuda a queimar o dobro de calorias do que um jantar com grande quantidade de alimentos. Além disso, dá a sensação de saciedade durante o dia, enquanto dietas contrárias provocam aumento de apetite, principalmente em relação aos doces.

Dessa forma, comer mais durante o café ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis e melhora um dos processos do metabolismo, conhecido como termogênese induzida pela dieta (TID). Ela pode ser definida como o aumento de energia gasta para o corpo absorver, digerir, transportar e armazenar esses nutrientes no organismo. O processo pode ser alterado de acordo com os alimentos ingeridos e os horários das refeições, sendo mais eficiente pela manhã.

"Os resultados mostram que uma refeição consumida no café da manhã, independentemente da quantidade de calorias que contém, cria duas vezes mais TID do que a mesma refeição consumida no jantar", explica Juliane Richter, coautora do estudo.

Publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, o experimento foi feito com 16 homens que, no primeiro dia, consumiram poucas calorias no café da manhã e o contrário durante o jantar. No dia seguinte, a ação foi inversa, com uma refeição farta pela manhã e um jantar com pouco teor calórico.

De acordo com os resultados, o TID do dia em que a refeição maior ocorreu pela manhã foi 2,5 vezes maior do que o dia em que o jantar foi a refeição prioritária. O estudo também mostra que a concentração de açúcar e insulina no sangue é maior quando há farta refeição noturna.

"Recomendamos que pacientes com obesidade e pessoas saudáveis tomem um café da manhã completo ao invés de um jantar grande para reduzir o peso corporal e prevenir doenças metabólicas", explica Richter. "Essa descoberta é significativa para todas as pessoas, pois enfatiza o valor de comer o suficiente no café da manhã”, finaliza.

Assim, preparar uma cesta de café da manhã com nutrientes como proteínas, como leite, iogurte e queijo, carboidratos, encontrados em pães e bolachas, vitaminas e minerais, consumidos em frutas e sucos naturais, melhora o funcionamento do corpo e ajuda no combate à obesidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade