Tecnologia

PIX: moeda digital que tem afastado cada vez mais os clientes das agências e lotéricas

Criado em 2020, a ferramenta completa 3 anos neste mês de novembro. Outras tecnologias, de forma geral, têm afastado os clientes das agências.

22/11/2023 às 12h35, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

PIX, Banco Central
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Neste mês de novembro, o PIX completa três anos de funcionamento. De acordo com o Banco Central, até o mês de maio deste ano, mais de 149 milhões de usuários no Brasil, já utilizavam a ferramenta para pagamento instantâneo de forma digital.

Até 2022, o PIX consolidou-se como o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e atingiu 29% de todas as transações registradas em 2022, contra 16% do total em 2021, como aponta o Banco Central.

Essa modalidade de pagamentos começou no final do ano de 2020, em meio à fase mais aguda da pandemia da Covid-19, e o principal objetivo do sistema foi aumentar a digitalização das transações financeiras no Brasil.

A reportagem do Acorda Cidade conversou Jairo Miranda, gerente de casa lotérica, que viu de perto a grande mudança da tecnologia, que afetou na falta de clientes no estabelecimento comercial.

PIX
Jairo Miranda | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Óbvio que com o avanço da tecnologia, vai influenciar em todos os segmentos. Nós tivemos a pandemia da Covid-19, as pessoas ficaram enclausuradas dentro de casa, e isso levou uma facilidade destas pessoas acessarem os vários segmentos tecnológicos, entre eles, os serviços bancários e outras coisas mais pelo celular. Isso interferiu no movimento, tanto bancário, como também nas agências. Hoje nós estamos presenciando a demissão em massa de funcionários, fechamento de unidades, as transações estão ficando cada vez mais virtuais, e as lotéricas ainda possuem um diferencial que é por conta dos jogos, embora já exista também esta modalidade de fazer os jogos pelos aplicativos. De certa forma, isso ainda alavanca o movimento das lotéricas e o PIX veio para substituir a moeda. Antigamente, o cliente que chegava aqui na Lotérica, só poderia fazer transação se fosse da Caixa ou Banco Nordeste e hoje não, isso já é um grande avanço”, afirmou.

Ao Acorda Cidade, o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Edimilson Cerqueira, informou que não somente o PIX, mas a tecnologia de forma geral, tem afastado os clientes das agências.

PIX
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Os bancos vem implementando muitas mudanças, que na minha opinião, tem sido muito ruins, principalmente para quem paga taxas, quem paga juros altos, que é a população, que é o cliente, que é o usuário, que é o aposentado, que é o pensionista. Os bancos vem implementando uma forma mais virtual, mais tecnológica e não é que nós tenhamos nada contra isso, nós achamos que o banco pode ter a sua parte virtual, a sua parte tecnológica, mas o banco não pode impedir que alguém adentre na agência e não tenha um atendimento presencial, porque na cláusula do Banco Central, diz que os bancos são obrigados a ter isso. Então os bancos vem implementando ao longo dos anos uma política muito ruim, principalmente para o desenvolvimento da cidade, pode observar que Feira de Santana cresceu, cresceu até para lugares distantes do centro, onde você não tem uma agência bancária, você não tem um local para lhe atender”, afirmou.

Edmilson Cerqueira
Edmilson Cerqueira | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Além das novas ferramentas oferecidas para os clientes, Edimilson Cerqueira também destacou as demissões em grande escala, que estão acontecendo em todo o Brasil.

“Só nos três últimos anos, nós tivemos agências fechadas, bancários que foram demitidos no país todo, e isso é muito ruim principalmente para uma cidade como Feira de Santana, que tem quase 1 milhão de pessoas circulando na cidade e que precisa de um atendimento bancário. Com o advento da tecnologia, hoje estão fazendo praticamente tudo, até depósitos que você fazia em cheques, agora você pode através do aplicativo do banco, você escaneia o cheque, faz o depósito direto nas máquinas, a própria máquina conta, dá o troco, ela faz tudo para evitar que o cliente adentre na agência”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O sindicato dos bancários deveria estar buscando meios de inserir os profissionais em outras atividades; não se pode deter o progresso e as profissões de bancário e cobrador de ônibus estão com os dias contados. Acabou o tempo da pirraça, da arrogância, da porta giratória na cara, graças a Deus e à tecnologia!

  2. Isso e o futuro, vamos nos modernizar.
    Daqui a alguns anos não existirá o atendimento com é hoje, pois a maioria das coisas conseguimos realizar pelo app.
    Pense aí, não precisar se dirigir a uma agencia bancária para depositar um cheque, muito bom isso. Quem quer perder 3h do seu dia para isso?

  3. Segundo o diretor de comunicação do sindicato “Os bancos vem implementando muitas mudanças que tem sido muito ruins, principalmente para quem paga taxas, quem paga juros altos, que é a população”. Taxas e juros altos os bancos têm independente do atendimento ser virtual ou presencial. Então essas mudanças não são ruins para ninguém, exceto os funcionários dos bancos. Não há nenhuma funcionalidade implementada que não tenha uma versão presencial, se o público não está optando por esta então é porque ele prefere a digital e, logo, não é ruim pra ele.

  4. Ótimo ,Bolsonaro só troce melhorias para o povo brasileiro chegar de ficar em fila de loterica perdendo tempo, só quem não ver é essa esquerda que quer manter o povo no cabresto .

      1. Doentes mental,tudo agora coloca política no meio, ao invés de cuidar da vida deles e do que os filhos estão fazendo e frequentando nesse mundo que a cada dia tá mais complicado,fica igual a idiotas correndo atrás de politicos

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade