Violência
ONU lança campanha sobre violência doméstica contra mulheres
#ParaCadaUma será lançada às 19h30, no Cristo Redentor.
07/08/2022 às 10h30, Por Acorda Cidade

Agência Brasil – A iniciativa global Verificado lança hoje (7), às 19h30, uma campanha de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres. A campanha #ParaCadaUma é coordenada no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio), , durante evento no Cristo Redentor.
O objetivo da campanha, que será lançada no Cristo Redentor, é informar a população sobre as formas de violência doméstica tipificadas na Lei Maria da Penha: moral, física, sexual, psicológica e patrimonial. Neste domingo, a Lei Maria da Penha completa 16 anos.
O projeto Verificado foi lançado em 2020, no começo da pandemia de covid-19, para combater a desinformação sobre a doença e, também, compartilhar informações que ajudaram a salvar vidas.
“Durante dois anos, o Verificado trabalhou exclusivamente com a pandemia da covid-19. Este ano, a gente verificou a necessidade de ir para outros assuntos, uma vez que a desinformação sobre a pandemia diminuiu bastante”, conta a assessora da Unic Rio, Roberta Caldo.
A iniciativa avançou, então, para temas que ainda fossem, de algum modo, relacionado à pandemia, como a violência doméstica contra a mulher. “Isso acontece porque as pessoas ficaram mais dentro de casa e, infelizmente, na maioria dos casos, o agressor mora junto com a mulher. É uma pessoa próxima da mulher. A quantidade de casos de violência contra a mulher aumentou muito durante a pandemia, não só no Brasil, mas no mundo todo”, disse Roberta.
“A gente precisa aprender melhor quais são os tipos de violência contra a mulher, para poder identificar quando os casos acontecem, denunciar e diminuir a quantidade de casos. E o jeito que a gente tem para enfrentar é conhecimento”, disse Roberta. A campanha tem apoio dos institutos Maria da Penha e Avon.
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro, a cada três dias, uma mulher é vítima de feminicídio no estado. Entre janeiro e maio deste ano, foram registradas 52 mortes de mulheres.
No Cristo Redentor, a primeira etapa da campanha #ParaCadaUma contará com a participação de representantes de várias religiões: budismo, candomblé, catolicismo, espiritismo, evangelismo, hare krishna, islamismo, judaísmo e umbanda. Haverá também uma projeção no monumento e uma apresentação da cantora brasileira Kell Smith, que é parceira do projeto Verificado desde o início.
Agosto lilás
O mês de agosto é dedicado a campanhas de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio vão adotar iluminação lilás para marcar o período. A ação com luzes coloridas também vai ser reproduzida em outros pontos turísticos do país, como o Teatro Amazonas, em Manaus.
Em São Paulo, o metrô e as linhas 4, 5, 8 e 9 do trem vão adesivar as portas dos vagões com mensagens de combate à violência doméstica e familiar. As mensagens serão transmitidas ainda nos monitores. O VLT Carioca e a Eletromidia também se comprometeram em divulgar essas informações em suas telas.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Brasil
STF admite responsabilizar jornal por acusação falsa de entrevistado
Tese jurídica abre brecha para retirada de conteúdos nas redes sociais.
29/11/2023 às 20h42

Polícia
Sete homens morrem e dois são presos durante operação contra grupo criminoso liderado por presidiário em SE
Um dos alvos da operação está preso por um latrocínio que vitimou o policial militar Nabal Gomes Menezes, na zona...
29/11/2023 às 12h12

Brasil
Brasil gera mais de 190 mil postos com carteira assinada em outubro
País tem saldo positivo de 1.784.695 novas vagas em 2023.
28/11/2023 às 16h14

Estudos
Estudo detecta bactéria da leptospirose em golfinhos e lobos-marinhos
Prevalência é nas espécies costeiras, em detrimento das mais afastadas.
26/11/2023 às 16h57

Brasil
Mega-Sena acumula; próximo prêmio é estimado em R$ 32 milhões
Dezenas do Concurso 2.661 serão sorteadas na terça-feira.
26/11/2023 às 12h14

Feira de Santana
Entenda quais sãos os impactos e benefícios da nova lei que prevê pensão para filhos de vítimas de feminicídio
Os benefícios também serão destinados para aqueles órfãos, em que o crime foi cometido antes da lei ser sancionada.
26/11/2023 às 09h25