Brasil

Morre Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG) e ex-presidente da CNBB

Ele morreu no Pará, onde estava realizando uma palestra na Diocese de Xingu em Altamira.

26/07/2023 às 14h45, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Imagem: Arquidiocese de Mariana (MG)

Morreu aos 81 anos, na madrugada desta quarta-feira (26), o Arcebispo Emérito de Mariana (MG) e e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Geraldo Lyrio Rocha.

Segundo a Arquidiocese da cidade mineira, ele sofreu uma queda e fraturou o fêmur, enquanto estava em missão junto ao clero da Diocese de Altamira (PA), para a orientação do Retiro Espiritual daquele presbitério.

O arcebispo chegou a ser internado na região, mas quando estava sendo transferido para Vitória teve uma parada cardíaca e faleceu por volta 0h15.

Imagem: Arquidiocese de Mariana (MG)

Sobre Dom Geraldo

Em 15 de agosto de 1967, Dom Geraldo foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES).

Foi Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (1984-1990), primeiro bispo da Diocese de Colatina (1990-2002) e primeiro Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista (2002-2007). Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2007-2011).

No dia 23 de junho de 2007, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana e, após completado 75 anos, teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se Arcebispo Emérito.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade