Viagens

Levantamento mostra que brasileiros preferem viagens nacionais em 2023

Oito entre as dez cidades mais procuradas para viagens aéreas em 2023 são brasileiras. As 10 cidades mais buscadas para hospedagens neste ano estão no Brasil também.

26/01/2023 às 18h03, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Pixabay

O mais recente levantamento do metabuscador de viagens Kayak indica que os brasileiros estão mais interessados em viajar dentro do próprio país ao longo de 2023. Dentre os dez destinos mais buscados para este ano, oito estão no país, seis se localizam no Nordeste e apenas dois são no exterior, Lisboa e Buenos Aires.

Em relação a buscas por hospedagens para o mesmo período, os dez destinos são nacionais, dentre eles, oito estão no litoral brasileiro. Isso pode indicar também que a elevação dos custos de viagens internacionais, causada principalmente pelo aumento do preço do combustível das aeronaves, tenha pesado na escolha das viagens dos brasileiros.

Segundo o levantamento do Kayak, São Paulo continua sendo destaque dentre os mais buscados, ficando na primeira posição do ranking para o ano de 2023, seguido por Rio de Janeiro e Recife. Em relação aos destinos internacionais, apenas Lisboa (5ª colocação) e Buenos Aires (10ª colocação) estão entre os top 10 destinos mais procurados pelos brasileiros para este ano.

Entretanto, esses destinos internacionais apresentaram as maiores variações no volume de buscas (Buenos Aires, 414% de aumento na comparação 2023 vs 2022; Lisboa, 323% de aumento na comparação 2023 versus 2022).

Dentre os destinos nacionais, Porto Seguro, na Bahia, obteve a maior variação no volume de buscas com crescimento de 174% na comparação 2023 versus 2022, seguido por Salvador (153% de aumento na comparação 2023 versus 2022) e Recife (145% de aumento na comparação 2023 versus 2022).

Quanto à variação do preço médio da passagem aérea, Salvador obteve a maior variação, 34% de aumento, na comparação entre 2023 e 2022, seguido por Maceió (24% de aumento na comparação 2023 versus 2022) e Fortaleza (23% de aumento na comparação 2023 versus 2022). Buenos Aires não teve variação no preço médio do bilhete.

Em relação a hospedagens, o levantamento do KAYAK indica que os brasileiros pensam em viajar mais dentro do próprio país ao longo de 2023, de preferência, para cidades no litoral brasileiro. Não houve nenhum destino internacional no top 10 geral dessa categoria.

Ubatuba (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Bombinhas (SC) foram as três cidades onde os brasileiros mais procuraram por hospedagens. Manaus (AM) foi a cidade que obteve maior variação no volume de buscas, 701%, na comparação do mesmo período entre 2023 e 2022, seguida por Ubatuba (SP), com 143%, e Bombinhas (SC), com 138%.

Manaus mostrou também a maior variação quanto ao preço médio das diárias hoteleiras, 108% (entretanto, apresenta o segundo menor preço médio do período), seguida por Bombinhas (54% de aumento) e Maceió (33% de aumento), na comparação 2023 vs 2022.

Já São Paulo (SP) apresentou o menor preço médio de diárias para o ano de 2023, R$ 316,00, enquanto Bombinhas (SC) exibiu o maior preço médio para o período, R$ 631,00.

Para o Country Manager do Kayak no Brasil, Gustavo Vedovato, a constatada preferência dos brasileiros por viagens a destinos nacionais em 2023, é uma excelente notícia para o turismo brasileiro.

“A disposição dos brasileiros para conhecerem as cidades brasileiras em 2023 pode estar relacionada com a elevação dos custos para viagens internacionais, principalmente causado pelo preço elevado do combustível e a desvalorização do real frente ao dólar. Por outro lado, esta é uma ótima oportunidade para o mercado brasileiro de turismo, que tem a chance de se preparar para receber os visitantes”, destaca Vedovato.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Paulo Guedes, ministro da economia do genocida conseguiu seu objetivo: Todos lembram dele pedindo para a população viajar para Cachoeiro do Itapemirim no lugar de ir para o exterior. Aí aumentaram tanto os custos das viagens internacionais que praticamente as inviabilizaram. E cumpriram outro objetivo claro do seu governo catastrófico e de seus eleitores, de não viajar mais para o exterior junto com a empregada doméstica.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade