Show Cancelado

Justiça suspende show de Léo Santana em aniversário de cidade paulista

A prefeitura recorreu, mas teve o recurso negado pela Justiça na noite deste sábado (17).

18/02/2024 às 17h37, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Léo Santana
Foto: Juracy Feitosa / Bahia Notícias

O cantor Léo Santana tinha um show marcado para este domingo (18) durante a celebração do aniversário de 65 anos da cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, mas a apresentação pode não acontecer. A Justiça de São Paulo determinou a suspensão do show, sob pena de R$ 1 milhão em caso de descumprimento. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias. 

A decisão foi publicada na sexta-feira (16) e atendeu a um pedido de tutela de urgência feito pelo vereador Abidan Henrique (PSB), que alegou gastos excessivos com o evento enquanto há carência de investimentos em áreas como saúde e infraestrutura. A prefeitura recorreu, mas teve o recurso negado pela Justiça na noite deste sábado (17).

Na decisão, o juiz André Luiz Queiróz apontou que a capacidade financeira do município e os investimentos em áreas essenciais são desproporcionais aos “altos valores empregados na contratação dos artistas”.

Conforme dados presentes na ação, a gestão do prefeito Ney Santos (Republicanos), pagou R$ 620 mil à produtora Salvador Produções Artísticas por um show de Léo Santana com duração de duas horas. O valor foi pago antecipadamente e, no contrato, não há previsão de ressarcimento em caso de desistência por parte do município.

O contrato prevê ser responsabilidade da prefeitura cuidar da montagem, estrutura, sonorização e iluminação do show, e providenciar itens para o camarim de Léo Santana como uma barca de comida japonesa, filé mignon, salmão grelhado, bolo de churros, bandejas de doces, gin, whisky, vinho tinto, refrigerante e energéticos.

Procurada pelo Metrópoles, a Prefeitura de Embu das Artes não retornou sobre a decisão. Nas redes sociais da administração, até a manhã de hoje, ainda constavam anúncios sobre o show de Léo Santana.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Desde o dia 16 de janeiro a cidade se encontra em situação de emergência por causa de fortes chuvas que atingiram a cidade. 

Na ação, o vereador do PSB diz que não há, no orçamento de 2024, valores disponibilizados para obras de enchentes e que os recursos de áreas como cultura e turismo são, em sua maioria, voltados para pagamento da folha de pessoal.

Abidan afirma que os shows previstos para o aniversário da cidade “serão pagos com recursos do tesouro municipal alocados em áreas sensíveis”. O argumento do parlamentar foi acatado pela Justiça.

“Quando a carência na prestação dos serviços públicos essenciais (saúde, educação, infraestrutura e segurança) é escancarada, devendo as demais contratações, em especial o lazer fluído (festa esporádica e momentânea) estarem pautadas pela razoabilidade de gastos”, escreveu o juiz André Luiz Queiróz.

Ao recorrer da decisão, a Prefeitura de Embu das Artes argumentou que o cumprimento da decisão não trará benefícios, acarretará em “severos prejuízos”, já que as contratações já foram pagas pela administração, e  “frustrará a expectativa de milhares de munícipes e turistas que viriam ao município assistir as atrações”. 

Ao indeferir o pedido, o desembargador plantonista Eutálio Porto disse que o pagamento ter sido adiantado “nada muda” e que é responsabilidade “do prefeito e do município exigir a devolução imediata de qualquer valor que tenha sido repassado”.

O magistrado também observou que a contratação do show, divulgado em 5 de fevereiro no Diário Oficial do município, violou as etapas de empenho e liquidação de gastos públicos.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lamentável que um vereador eleito recorra a um juiz não eleito para resolver um problema político. A câmara de vereadores é o lugar de solução das divergências políticas. Judiciário é para resolver impasses individuais… ou deveria ser em uma sociedade democrática.

    1. Gostar de festa, de música e do artista não é idolatria. A gente trabalha e vive para ter esses momentos. Não somos escravos destinados apenas a trabalhar sem diversão.

  2. Cidade não,o Brasil gosta disso e quando os cantores estão cheios de dinheiro por causa desses políticos que só fazem merda, ainda tem gente que gosta o povo tem que merece .

  3. Até que enfim alguem viu esse problema. Sistema público gastando absurdos pagando esses cantores que abusam dos valores. Como se paga tão cara pra ver uma pessoa cantar. Cantor é pra se ouvir, não pra se ver. Mas tudo bem fazer seus shows, mas pagar absurdos é burrice do privado e falta de vergonha do público.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade