Brasil

Gramado decreta estado de calamidade

Prédio de cinco andares desabou na manhã de quinta (23) após ruas do bairro apresentarem rachaduras. Prefeitura do município se pronunciou na manhã desta sexta (24).

24/11/2023 às 16h50, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Estado do asfalto em bairro de Gramado com o surgimento de rachaduras3
Foto: Cid Guedes / Reprodução

A prefeitura de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, decretou estado de calamidade na manhã desta sexta-feira (24). Rachaduras vem aparecendo nas ruas de cidade e um prédio desabou no bairro Três Pinheiros, na quinta (23). De acordo com o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), 546 pessoas estão fora de casa na cidade – principalmente no bairro Três Pinheiros, onde cerca de 120 famílias precisaram sair de suas residências.

“(Quantidade de) água nunca vista, principalmente no bairro Três Pinheiros. A água foi o fenômeno que ocasionou todos esses deslizamentos. Muita quantidade de chuva durante o ano acumulada no solo. Chegou um momento em que ela disse ‘vou ter que sair, estão me prendendo aqui o ano inteiro’ e começou a sair. Junto com ela está vindo o desabamento, as rachaduras”, explicou o prefeito em entrevista coletiva na manhã desta sexta.

Todos os moradores do prédio que desabou já haviam sido desalojados no domingo (19) e, de acordo com a prefeitura do município, não houve registro de feridos. O Residencial Condado Ana Carolina fica na encosta do Vale do Quilombo, uma área verde com picos de até 850 metros, a cerca de 10 minutos do centro da cidade. Apresentava uma área total construída de 3363.64 m² em cinco pavimentos.

O prédio era cercado por hotéis de luxo e tinha apartamentos que valem mais de R$ 1 milhão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o local segue interditado e isolado, pois a instabilidade no solo permanece.

Rachaduras no solo

Desde quarta-feira, dezenas de moradores de Gramado tiveram que deixar suas residências após o surgimento de rachaduras no solo em diversos bairros do município. As chuvas atingem o estado desde o fim de semana.

Prédio desaba em Gramado antes e depois
Foto: Cid Guedes / Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande (MPRS) informou que deve solicitar à Justiça uma audiência sobre as rachaduras registradas nos últimos dias em Gramado. Segundo o promotor de justiça Max Guazelli, o principal objetivo a ser debatido é a ampliação do mapeamento sobre as áreas de risco do município.

Um levantamento inicial foi feito ainda na década passada e a região onde atualmente ocorreram as fissuras não foi incluída neste primeiro trabalho.

O Serviço Geológico do Brasil avaliou a situação nos bairros Três Pinheiros e Planalto, além de locais como Perimetral e Ladeira das Azaleias, onde há rachaduras no solo e risco de queda de barreiras, de acordo com a prefeitura.Um relatório será elaborado para direcionar a tomada de decisão do município.

Prédio desaba em Gramado
Foto: Cid Guedes / Reprodução

A prefeitura de Gramado ressalta que “a instabilidade do solo segue, e o episódio do colapso é apenas uma das situações de risco”. Portanto, o local onde estava o prédio e o bairro Três Pinheiros seguem isolados.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade