Brasil

Especialista aponta Inteligência Artificial como essencial para prevenção de desastres naturais

Especialista também afirma que utilização de veículos autônomos baseados em IA pode ser a solução para problemas de infraestrutura física e organizacionais.

14/06/2024 às 15h13, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Enchentes
Foto: Arquivo Pessoal/ Divulgação

A tecnologia tem sido uma aliada importante no auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nas enchentes e alagamentos que atingiram grande parte da população, drones automatizados por Inteligência Artificial foram decisivos para levar mantimentos, localizar e identificar vítimas, devido ao isolamento e difícil acesso causados pelo nível da água. No entanto, segundo Euclides Chuma, membro sênior do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, a aplicação de IA de forma segura necessita não só de engenheiros e técnicos especialistas, mas de uma regulamentação no setor aéreo, além de apoio de setores públicos.

Chuma ressalta que situações emergenciais também serão cada vez mais amparadas por veículos automatizados. A Mobilidade Aérea Avançada (AAM), tecnologia que fornece sistema de transporte aéreo sem controle humano, é uma ferramenta criada a fim de realizar missões complexas, como resgates em desastres naturais ou combater incêndio.

Importância de veículos autônomos para funcionalidade de centros urbanos

O membro do IEEE também enfatiza a questão da mobilidade que veículos automatizados está relacionada intrinsecamente à funcionalidade de centros urbanos, ou até mesmo rurais, pois ela visa, com a utilização da Inteligência Artificial, colaborar com o desempenho de atividades do dia a dia e auxiliar pessoas que não possuem acesso aos veículos tradicionais por diversos motivos. De acordo com Chuma, os benefícios da IA dependem da implementação de outras tecnologias. Ele exemplifica que o comércio pode ser atingido positivamente se o transporte de mercadorias contar com o auxílio de drones (UAV) automatizados pela IA.

Ao passo que essa aplicação não se distancia da atual realidade social brasileira, Chuma complementa que o uso de IA nesse setor representa, além de acessibilidade, o melhoramento de atividades na questão de tempo e velocidade. “Se a IA for treinada com dados que representam os valores da sociedade naquele momento (é importante mencionar que a opinião da sociedade muda ao longo do tempo), pode otimizar processos burocráticos e gerar respostas imediatas para problemas sociais”, finaliza.

Sobre o IEEE


O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade