Paraná

Decisão Judicial devolve controle da Imcopa ao Grupo Petrópolis após operação policial

Administradores da empresa produtora de soja foram alvo da operação que apura desvios e ilícitos.

11/03/2024 às 17h20, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Grupo Petrópolis
Foto: Divulgação

A Justiça do Paraná decidiu nesta sexta-feira devolver ao Grupo Petrópolis a gestão da Imcopa, empresa do ramo do agronegócio especializada na produção de soja e derivados. Em seu despacho, a juíza Mariana Gluszcynski Fowler Gusso, da 1ª Vara de Falências e Recuperação Judicial, determinou a destituição dos então administradores, que foram alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Civil realizada ontem na empresa e em outros endereços, que apura suspeitas de desvios financeiros e outras condutas ilícitas. A decisão da juíza acatou pedido feito pelo Grupo Petrópolis nesta sexta-feira.

A Imcopa é uma das maiores produtoras de soja e derivados do país e uma referência na produção de soja não transgênica há mais de 20 anos. A empresa possui capacidade de esmagamento de soja de 1,5 milhão de toneladas/ano, 240 mil toneladas/ano de produção proteína concentrada de soja (62% de proteína) e capacidade de envase de 80 mil garrafas de óleo de soja refinado por hora. A empresa está em recuperação judicial desde 2013, com uma dívida em torno de R$ 3 bilhões, e o Grupo Petrópolis firmou um contrato de arrendamento de duas fábricas da Imcopa no Paraná em 2014.

Com a decisão da Justiça, a gestão da empresa será assumida por Marcelo Pires e Marcelo de Sá, indicados pelo Grupo Petrópolis na petição apresentada. A juíza Mariana Gluszcynski Fowler Gusso também decidiu dispensar a deliberação de uma assembleia geral de credores sobre os novos administradores, “considerando que as peticionárias detêm quase a totalidade dos créditos sujeitos à recuperação judicial” e votariam pela nomeação das pessoas indicadas na petição.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade