Brasil

Criminosos levantaram rotina de Moro e família desde janeiro, segundo investigadores

De acordo com as investigações, os suspeitos planejavam inclusive homicídios e extorsão mediante sequestro em pelo menos cinco unidades da federação.

22/03/2023 às 15h25, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Pedro França/ Agência Senado

A família do ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) já estava sendo monitorada desde janeiro por integrantes do PCC suspeitos de planejar matar e sequestrar autoridades, segundo o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente, interior de São Paulo. O senador afirmou que era um dos alvos do grupo criminoso.

Outro alvo era o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, que desde o começo dos anos 2000 investiga a facção que atua dentro e fora dos presídios brasileiros e internacionalmente. Gakiya vive há mais de dez anos sob escolta policial, 24 horas por dia, por causa das ameaças de morte recorrentes que recebe.

O promotor teria alertado, por telefone, o procurador de Justiça de São Paulo Mário Sarrubo, que estava em viagem ao Tocantins, sobre Moro estar sendo monitorado. Sarrubo, então, alertou Moro e a cúpula da Polícia Federal.

Informações dadas à Diretoria-Geral da PF
Sarrubo e Gakiya foram até Brasília em janeiro e se reuniram com Moro e a mulher dele, Rosângela Moro (União Brasil-SP), eleita deputada federal. Todas as informações reunidas foram repassadas para a direção-geral da PF, que designou um delegado para abrir uma investigação. Sergio Moro e a esposa passaram a ter reforço na segurança pessoal.

Chefes das polícias legislativas também foram comunicados sobre a investigação.

De acordo com as investigações, os suspeitos planejavam, inclusive, homicídios e extorsão mediante sequestro em pelo menos cinco unidades da federação. Os ataques poderiam ocorrer de forma simultânea.

A retaliação a Moro era motivada por mudanças no regime de visitas em presídios. Criminosos também trabalhavam com a ideia de sequestrar o senador como forma de negociar a liberação de Marcola. Ao menos dez criminosos se revezavam no monitoramento da família do senador em Curitiba, segundo agentes.

Os alvos alugaram chácaras, casas e até um escritório ao lado de endereços do senador. A família de Moro também teria sido monitorada por meses pela facção criminosa, apontam os investigadores.

Conforme apuração do g1, depois de alerta do Gaeco de São Paulo, o senador e a família passaram a contar com escolta da Polícia Militar do Paraná.

Segundo a superintendência da PF, outras autoridades também estavam sendo monitoradas pela facção.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Porquê o poderoso stf, Xandão e parceiros, não determinam investigação sobre participações de pessoas influentes, principalmente políticos e outros? Cadê o suposto “bilhete” entregue ao presidente em “visita” a criminosos chefes de facções, segundo notícias veiculadas e espalhadas nas redes?

  2. SE estes criminosos planejassem estes assassinatos no governo Bolsonaro, seria o maior escândalo dos últimos anos. Iriam acusa-lo até de participar do complô. SE ele se reunisse com criminosos, chefes de facções, fosse ovacionado nos presídios, trocasse “bilhetinhos” com líderes, infiltrasse canalhas nas manifestações, a primeira dama “pulasse” carnaval em meio a catástrofes e mais um monte de merdas protagonizados pelo governo atual, sofreria “impeachment, seria preso, mídia em alvoroço para destruí-lo, FFAA assumindo seu papel, desgraça geral. E AGORA?????

  3. Restrospectiva: 1 – Lula ELeito , 2 – Marcola Líder PCC, sai do Presídio e vai para presídio em Brasilia, 3 – Lula manda Moro se Fud***, 4 – Criminosos são presos armando contra o Juiz Sérgio Moro…. Muita Coincidência ou falta de clareza de realidade das pessoas?

  4. Maior causador de prejuízo da história da república Brasileira, aquelas operação lava jato prejudicou muito trabalhador e até hj tem reflexos negativos pela má condução dele

    1. Então se eu entendi direito era pra deixar o Brasil ser roubado , o pai dos pobres favorecer as empreiteiras em bilhões de reais e tudo que tava acontecendo no país ?
      Leva a corrupção pra tua casa e vê quanto tempo tu aguenta seu apoiador de xxxx.

      1. Qual dificuldade para entender que o seu herói de tigela é o responsável pela tragédia que o Brasil,viveu um retrocesso de 50 anos???

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade