Luto

Corpo da atriz Léa Garcia é velado no Theatro Municipal do Rio

A atriz deixou um vasto legado nas artes, na história do país e para fãs, em todo o país, que admiram o seu trabalho, sua memória e trajetória.

19/08/2023 às 17h21, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Léa Garcia/Instagram

O corpo da atriz Léa Garcia foi velado neste sábado (19), em cerimônia aberta ao público, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Léa Garcia, que completou 90 anos, morreu na terça-feira (15), de infarto, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde seria homenageada com o troféu Oscarito, a mais tradicional honraria concedida, desde 1990, pelo Festival de Cinema da cidade e um dos principais festivais do setor no Brasil.

Ao lado de nomes como Ruth de Souza e Zezé Motta, Léa Garcia foi uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira. Ela inspirou e abriu portas para outras atrizes negras ocuparem a dramaturgia. A artista tinha no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão, além de uma série de premiações.

Léa foi casada com Abdias Nascimento, um dos fundadores do TEN, Teatro Experimental do Negro, o qual ela também fez parte.

A atriz deixou um vasto legado nas artes, na história do país e para fãs, em todo o país, que admiram o seu trabalho, sua memória e trajetória.

O corpo da atriz será sepultado no Cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade