Brasil

Chuva na Grande SP causa mortes, deixa ruas alagadas, derruba árvores e suspende pousos em Congonhas

Um menino de 6 anos morreu em Juquitiba após o veículo em que estava ser arrastado na Estrada das Marrecas na madrugada deste sábado (13).

13/01/2024 às 13h38, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Chuva na Grande SP causa mortes, deixa ruas alagadas
Foto: Arquivo Pessoal/TV Globo

A chuva forte que atingiu São Paulo e a Grande São Paulo entre sexta-feira (12) e madrugada de sábado (13) registrou duas mortes, além de ruas alagadas, quedas de árvores e a suspensão de voos no Aeroporto de Congonhas.

Em Juquitiba, um menino de 6 anos morreu após o veículo em que estava ser arrastado pela enxurrada, na madrugada deste sábado (13).

Segundo chefe de gabinete da Prefeitura de Juquitiba, Alexandre Sousa, o avô da criança relatou que foi buscar o neto na capital paulista e, ao retornar para um sítio, foi surpreendido por uma enxurrada em um ponto da Estrada das Marrecas.

Devido à força da chuva, o córrego que fica às margens da estrada transbordou. A enxurrada, então, arrastou a caminhonete para o córrego, que acabou tombando.

Menino morre após levado pela chuva
Foto: Arquivo Pessoal/Alexandre Sousa

Ainda conforme Alexandre, o avô do garoto conseguiu sair do veículo e começou a procurar o neto no rio, mas o menino ficou preso no banco traseiro do carro, onde não resistiu e morreu.

Segundo Corpo de Bombeiros, equipes foram chamadas por volta das 3h por moradores, que relataram o sumiço da criança.

Já em São Bernardo do Campo, um homem de 49 anos morreu após ter a casa atingida por um deslizamento de terra durante forte chuva na noite desta sexta-feira (12). A esposa e filha dele também estavam no imóvel, mas não se feriram.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi acionada por volta das 23h para atendimento da ocorrência na Rua Odair Vieira, bairro Riacho Grande. No local, os policiais resgataram a vítima já sem vida.

A Defesa Civil informou que o deslizamento atingiu os fundos da casa onde estava o quarto do morador. A identidade dele não foi divulgada.

Após vistoria técnica, a residência foi interditada preventivamente. A esposa e filha da vítima foram encaminhadas para casa de parentes.

Bombeiros em deslizamentos em SP
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Em nota, a prefeitura afirmou que o imóvel está em área regular e não de risco. Equipes da Defesa Civil vistoriaram casas vizinhas neste sábado (13).

“Nesta manhã [sábado, 13 de janeiro], um imóvel situado nas proximidades, na Rua Rosa Inez Bruni Pinchiaro, foi interditado após nova avaliação das equipes. Profissionais da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Bombeiros prestaram apoio no atendimento a ocorrência”, afirmou o Executivo, em nota.

Ainda conforme a prefeitura, foram registradas 15 ocorrências envolvendo o deslizamento de terra do bairro dos Finco, quedas de árvores, além de rompimento de cabo de energia na Vila Dayse. A Estrada do Vergueiro, bairro no Jussara, também foi interditada após um deslizamento em um trecho da via.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que o caso foi registrado como desabamento ou desmoronamento e morte suspeita/acidental no 3° DP de São Bernardo do Campo, que requisitou perícia e exames ao IML.

Suspensão de voos

A concessionária Aena informou que o Aeroporto de Congonhas “teve as operações de pouso suspensas na manhã deste sábado (13), entre 6h21 e 7h44, por conta das condições meteorológicas e da inoperância temporária de um dos auxílios à navegação da Torre de Controle”.

Até as 11h45 eram 25 voos cancelados e cinco alternados para outros aeroportos. Já s decolagens não foram afetadas.

Ruas alagadas e queda de árvores

Toda a cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira (12). O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura emitiu o alerta de estado de atenção por volta de 15h, e o fim às 21h25.

Queda de árvore após chuva
Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com a Defesa Civil, um veículo foi levado pela enxurrada na rua José Roschel Rodrigues e uma pessoa teria desaparecido. Até 12h deste sábado (13), nada havia sido localizado e as buscas continuavam.

Houve também a queda de árvore de grande porte na Rua Manoel da Nóbrega com a Rua Oscar Porto, na Zona Sul de SP. A via, que está em obras, ficou totalmente interditada.

Equipes da Enel desligaram a energia elétrica da rua neste sábado (13) para a retirada da árvore.

A chuva também provocou congestionamento na Avenida Aricanduva com a Afonso de Sampaio e Sousa, na Zona Leste.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até 9h deste sábado (13) tinham sido registrados 49 chamados para quedas de árvores (Pirituba, Jaragua, Osasco, Campo Grande, Jaçanã, Vila Prudente) e 30 chamados para enchentes (Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, distrito de Parelheiros, Grajaú).

A chuva também deixou ruas alagadas em Itapecerica da Serra. Fotos mostram a enxurrada na rua Cerro Largo, Jardim Branca Flor.

Carro alagado após chuva
Foto: Arquivo Pessoal

Um córrego transbordou na Rua José Maria de Andrade, na região do Cipó, em Embu-Guaçu. A água chegou a invadir a casa de moradores na região.

O Hospital de Embu-Guaçu registrou danos após a forte chuva. Em nota, a prefeitura ifnromou que “a Unidade Mista de Saúde (UMS) passa por reforma em seu telhado e a contenção feita pela empresa contratada não foi suficiente diante o inesperado volume de chuva enfrentado”.

“A população não ficou desassistida sendo os atendimentos transferidos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Cipó, garantindo a continuidade dos cuidados médicos necessários. Uma força-tarefa foi imediatamente acionada, contando com a colaboração de equipes municipais, profissionais da saúde, vereadores e, principalmente, a compreensão e apoio da população”, disse o Executivo, em nota.

Hospital alagado após chuva
Foto: Arquivo Pessoal

Ainda conforme a prefeitura, após a notificação da empresa responsável pelos serviços no telhado, ficou acordado que será realizado um trabalho intensivo durante o fim de semana.

Em São Lourenço da Serra, Grande SP, houve pontos de alagamentos que deixaram vítimas ilhadas dentro de uma residência, informou a Defesa Civil.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade