Brasil

Aplicativo do governo vai agilizar bloqueio de celular roubado

Sistema enviará aviso simultâneo para bancos, operadoras e Anatel.

19/12/2023 às 07h16, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Agência Brasil- O governo federal vai lançar, nesta terça-feira (19), o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.

Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.

“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, completou o ministro.

A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.

Como funciona?

Instale o aplicativo “Celular Seguro” nas plataformas Google Play ou App Store;

Faça o login utilizando a conta gov.br (o usuário deve inserir o CPF e a senha);

Ao entrar no aplicativo, o usuário deve se ater aos termos de privacidade e concordar com os termos;

Na página inicial, o responsável por realizar o cadastro pode: indicar uma pessoa de confiança; registrar um número de telefone; ou registrar ocorrência.

Como cadastrar pessoa de confiança?

Logo após acessar o aplicativo “Celular Seguro” com os dados de login, o usuário deverá preencher o cadastro da pessoa de confiança com o nome, CPF, telefone, e-mail.

Como registrar um telefone?

Para cadastrar o telefone na plataforma, o usuário deve clicar em “registrar telefone”. É importante saber que a pessoa não tem quantidade limite de dispositivos para cadastrar, porém, todos os aparelhos devem estar inscritos com o CPF do usuário.

Como registrar uma ocorrência?
Quando o usuário estiver com todos os dados e a pessoa de confiança cadastrada, em caso de roubo, deverá preencher os critérios:

Data;
Tipo de situação;
Hora;
Estado;
Cidade;
Clicar em “emitir”.

Ao final da denúncia, será gerado um protocolo para o usuário acompanhar o andamento com as instituições cadastradas no programa. No caso, bancos e empresas de telefonia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não seria mais viável financeiramente, principalmente para quem foi roubado ou furtado, se houvesse um sistema que rastreasse o celular roubado? Será que esse aplicativo está visando a preservação do bem dos cidadãos? Ou no aumento das vendas de aparelhos celulares por parte da indústria?…. Eis a questão!.. Sinto salientar que não estão pensando nos indivíduos de bem, até pq quem rouba um celular muitas vezes desmancham pra vender as peças separadas.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade