Brasil

Brasil registra maior aumento de gasto público entre 2008 e 2019

Levantamento da Folha com base em dados do FMI considera 20 países com economias mais importantes, exceto China, Índia e Argentina

11/10/2020 às 15h11, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

O Brasil é o país que registrou maior aumento do gasto público em dez anos. Entre 2008, ano da crise financeira que atingiu o mundo, e 2019, a despesa conjunta da União, estados e municípios avançou de 29,5% para 41% do PIB. A conta não inclui encargos com juros. As informações constam em levantamento da Folha de S.Paulo, com base de dados do Fundo Monetário Internacional. O estudo leva em conta os 20 países com mais importantes economias globais e da América Latina, com exceção de China, Índia e Argentina, porque não possuía informações no banco de dados.

A década passada teve alta do gasto governamental em boa parte do mundo, mas, no caso particular do Brasil, a crise financeira deu início à política intervencionista das administrações petistas. Os benefícios sociais são considerados o principal motivo para a escalada: os gastos saltaram de 9,8% para 18,4% do PIB. Também influenciam no resultado brasileiro os encargos com servidores. As despesas com funcionalismo ultrapassam o patamar de 13% do PIB, atrás apenas da Arábia Saudita e da África do Sul. Segundo a Folha, a adoção do teto constitucional nas despesas federais em 2016 desacelerou esse aumento. Ainda de acordo com a publicação, a alta da dívida inspira desconfiança do mercado credor e incorre em alta das taxas cobradas. (Bahia.Ba)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade