Brasil é destaque em índice de Tecnologia e Informação
28/12/2009 às 11h07, Por Dilton e Feito
Passada a crise, o país avança em indicador, ao contrário do que foi observado na América Latina. A pontuação do Brasil no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações chegou a 4,44 pontos, um aumento de 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse movimento foi contrário ao observado na América Latina como um todo, que obteve uma queda de 1,2% de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a América Latina, realizado pela everis em parceria com a IESE Business School, na Espanha.
O material também avalia o Ambiente da Sociedade da Informação (ESI), que compreende os aspectos econômico, Institucional, social e infraestrutura. Esses dados são referentes ao terceiro trimestre de 2009, que compreende os meses de julho a setembro.
“Nesse período, o indicador teve o seu segundo máximo histórico. Isso prova que o Brasil foi um dos países que menos sentiu os efeitos da crise e continuou progredindo nesse setor, ao contrário do que foi observado nos demais países analisados”, afirma Teodoro López, vice-presidente da everis Brasil.
Ainda de acordo com o executivo, em números absolutos, o Brasil está na frente em muitos indicadores, mas como o País é muito grande territorialmente fica difícil atingir todas as regiões igualmente, e, por isso, a média fica abaixo dos demais países. “A dimensão do Brasil dificulta a velocidade com que a tecnologia vai chegar para toda a população”, finaliza Teodoro.
“O ISI mostra que a Sociedade da Informação vem avançando de modo mais veloz no Brasil do que no conjunto da América Latina. Há cinco anos, o ISI do Brasil era mais de 10% inferior à média regional. Agora, é apenas 1,1% menor e prevemos que, em um ano, essa diferença será reduzida a zero.
Ainda que falte muito para progredir, creio que vale ressaltar, por exemplo, a expansão da quantidade de computadores, 243 unidades para cada mil pessoas, o que é superado apenas pelo Chile; e as vendas do varejo online, estimadas em US$ 41 por pessoa ao ano, diante da média regional de US$ 29”, explica Diego Barceló, co-autor do ISI e pesquisador do IESE Business School.
Durante o período, o número de telefones móveis chegou a 836 aparelhos para cada mil pessoas, um avanço anual de 17,3%, o segundo mais elevado depois do Peru. Além disso, tanto o número de computadores como o de servidores cresceu mais rapidamente que a média regional. A queda dos Serviços TIC se explica pela queda das vendas online e pelo gasto total em TIC, que em dólares anuais por habitante caiu 3,5% (chegando a US$ 41) e 10,2% (chegando a US$ 399), respectivamente.
A redução da pontuação na área Social é consequência do crescimento da taxa de desemprego (até 9,8%), e também da desaceleração da atividade econômica (o crescimento médio do PIB caiu de 5,6% para 3,5%), que atrapalha a nota média do Bloco Econômico. O Brasil é um dos países em que o armazenamento de capital fixo por habitante cresce em ritmo mais lento.
O Brasil em números
– 836 celulares para cada mil pessoas – aumento interanual de 17,3%;
– 243 computadores para cada mil pessoas – aumento interanual de 14,2%;
– 3,4 servidores para cada mil pessoas – aumento interanual de 9,4%;
– 16,5% dos usuários de Internet são assinantes de Banda Larga – aumento de 2,2%;
– 341 usuários de Internet para cada mil pessoas – aumento interanual de 6,8%;
– 19 domínios de Internet para cada mil pessoas – aumento interanual de 23,4%;
– US$ 399 de gasto per capita anual em TIC – diminuição interanual de 10,2%.
Projeções para o terceiro trimestre de 2010
O Indicador Brasileiro alcançará uma qualificação média de 4,54 pontos, um aumento anual de 2,3%, e seria o melhor resultado entre os países analisados. Com isso, o Brasil ficará na média regional, o que simboliza um avanço já que o ISI do País sempre estava situado abaixo da média.
No terceiro trimestre de 2010, as vendas online totalizariam US$ 58 anuais por pessoa, um crescimento de 39,7% e o número de domínios de Internet chegaria a 23 para cada mil pessoas, um crescimento de 20,3%. Além disso, teriam 3,7 servidores para cada mil habitantes, uma expansão de 8,5% e que colocaria o Brasil em segundo lugar regional de acordo com a proporção entre número de servidores e a população, ficando somente atrás do Chile.
No Bloco Econômico, três dos quatro índices melhorariam a sua pontuação, mas, apesar disso, o Brasil seria, mesmo com o leve incremento anual de 0,1%, o País com o melhor desempenho neste campo. O PIB por pessoa teria um aumento anual de 20,5% o mais acentuado entre os países analisados, superando os US$ 8.600. O Brasil também se destacaria por conseguir a maior queda da taxa de desemprego que poderia descer 1,4 pontos percentuais chegando a 8,4%.
O ISI na América Latina
O Indicador da Sociedade da Informação (ISI) não teve melhoras anuais pelo quarto trimestre consecutivo, alcançando um valor de 4,49 pontos, 1,2% menos que no 3º trimestre de 2008.
Ainda assim, quando analisamos o mercado com o episódio da crise, os resultados atuais podem ser vistos de forma positiva. A crise econômica repercutiu especialmente nas variáveis do Entorno. Nas variáveis de TIC, ocorreu uma queda das vendas online e do gasto total em TIC.
A pontuação dos países analisados: o Chile obteve 5,57 a Argentina 4,79 pontos, seguida do Peru, com 4,63; o México obteve 4,50; o Brasil, 4,44 e, em último lugar, está a Colômbia, com 4,24.
No que se refere ao desenvolvimento do Ambiente da Sociedade da Informação (ESI), o segundo componente que complementa o indicador ISI, o Chile se destaca por mostrar a melhor pontuação da região, 6,22 pontos. Em seguida vem o Peru, com 5,62 pontos; o México, com 5,03; o Brasil com 4,92, Colômbia, com 4,90 e Argentina, com 4,82.
Metodologia do ISI
O ISI é um relatório trimestral criado e divulgado para o mercado, com o objetivo de avaliar periodicamente os avanços da Tecnologia da Informação, das Telecomunicações e também do Ambiente da Sociedade da Informação, na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru. O indicador desenvolvido pela everis possui dois componentes básicos: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Ambiente da Sociedade da Informação (ESI), que compreende os aspectos econômico, institucional, social e infraestrutura.
As variáveis foram definidas por meio de um processo de seleção que estabeleceu a pontuação do índice. Elas foram eleitas levando-se em conta requisitos técnicos, sem prejudicar o objetivo de simplificar os dados e integrar os aspectos conjunturais, estruturais, quantitativos e qualitativos.
Padronização das variáveis e cálculo do ISI
O estudo definiu que todas as variáveis flutuariam dentro de uma categoria limitada entre um valor mínimo unitário e um valor máximo de 10, ou seja, para cada variável é dado o valor 10 para o país com a melhor qualificação (por exemplo, a maior pontuação indica que o índice de Liberdade Econômica possui a menor taxa de desocupação, o maior número de usuários de Internet etc.)
Sobre a everis
A everis é uma consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócio até a implantação e a operação dos sistemas. Fundada em 1996, a everis atualmente está presente em diferentes países da Europa (Espanha, Portugal, Polônia e Itália) e da América Latina (Chile, Brasil, Argentina, Colômbia e México) com 19 escritórios e mais de 7 mil profissionais.
No Brasil, a empresa conta com mais de 450 profissionais. O foco de negócios da everis no País são os setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações e Indústria. Em 2008, a empresa faturou mundialmente € 398 milhões e R$ 52 milhões no Brasil, onde espera um crescimento de mais de 50% nos próximos anos. Em 2008 e 2009 foi eleita pelo Great Place Institute como uma das melhores empresas de TI para se trabalhar.
Sobre o IESE
O IESE é a escola de negócios da Universidade de Navarra, na Espanha. Fundada em 1958, em Barcelona, oferece cursos de MBA e doutorado e programas de aperfeiçoamento para dirigentes de empresas. A IESE Business School busca a excelência no ensino e pesquisa e, para isso, possui um campus internacional em Barcelona-Madri, 14 cátedras, 13 centros de pesquisa e programas de educação executiva em alguns países ou regiões-chave, entre os quais, Estados Unidos, América Latina, Europa Central, Leste Europeu, China, Índia e África. No Brasil, ministra o Program for Management Development (PMD) e o Advanced Management Program (AMP) em associação com o ISE, de São Paulo. O IESE foi eleito, em 2009, a melhor escola de negócios do mundo em programas MBA pela Economist Intelligence Unit (EIU), de Londres. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.iese.edu.
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