Decoração

BBB 22: como aplicar a decoração do reality em casa sem gastar muito

As cores vibrantes e os formatos geométricos que decoram o reality são inspirados no estilo Memphis; saiba mais sobre ele e como aplicar na sua casa

08/02/2022 às 16h05, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em todo início de temporada do reality show mais assistido do Brasil, além dos novos integrantes, uma outra coisa chama a atenção dos espectadores: a decoração. No Big Brother Brasil 22, os internautas comentaram nas redes sociais o fato de que neste ano a produção parece ter escolhido um tema “infantil” para decorar a casa mais vigiada do país, usando muitas cores e formatos geométricos. O que nem todos sabem é que, na verdade, a grande inspiração foi o estilo Memphis, um movimento artístico nascido na década de 1980.

O estilo Memphis foi criado em Milão, na Itália, por um coletivo de designers e arquitetos do país, mais especificamente em 1981. Originalmente, ele era chamado de “The New Design”, mas foi rebatizado, pois os criadores eram fãs da música “Stuck Inside of Mobile With the Memphis Blues Again'', do norte-americano Bob Dylan.

O grupo passava as reuniões criando móveis, tecidos e cerâmicas com uma estética pós-moderna, sem se prender a formas, cores e estilos preestabelecidos. A grande sacada era reinventar objetos sem focar na funcionalidade deles, mas pensando “por que uma coisa precisa se parecer exatamente com o que ela é?”.

E assim nasceu um estilo de decoração marcado por cores vibrantes que contrastavam com o preto e o branco e formas geométricas e assimétricas desenhadas aleatoriamente. Tudo feito de forma muito original e não convencional.

Nos anos 2000, o Memphis se tornou tendência novamente, principalmente após 2007, ano em que faleceu o designer Ettore Sottsass, um dos seus criadores. O movimento foi repaginado com um aspecto mais contemporâneo, ilustrando não apenas objetos de decoração, como peças de roupa e ferramentas de design. Ele se tornou tão popular que chegou também ao BBB 22, onde podemos ver claramente a inspiração, especialmente na sala onde os brothers se comunicam com o apresentador Tadeu Schmidt, nas noites de formação de paredão.

Como aplicar a decoração do BBB 22 em casa sem gastar muito

Depois de toda essa explicação, vamos ao que interessa: dá para se inspirar na decoração do reality para repaginar sua casa sem gastar muito? Claro! Confira algumas dicas!

Customize por conta própria

A graça do Memphis é que não há nada preestabelecido. Ou seja, você pode aderir pintando paredes e customizando móveis e peças de decoração por conta própria. Use e abuse de cores vivas, sem se esquecer do contraste com preto e branco. Uma dica é utilizar fita crepe quando for pintar, para que as formas geométricas fiquem retas.

Troque alguns móveis

Não está com grana sobrando para transformar a casa inteira? Sem problemas! Você pode trocar alguns móveis apenas. Uma sugestão é pegar um sofá neutro e encher de almofadas coloridas, sem se preocupar em combiná-las.

Uma outra ideia é investir na iluminação pendente. Ela também contribui muito para o tom do design que você deseja por causa das inúmeras cores, modelos e formatos disponíveis.

Invista em itens de papelaria

Para quem não está pronto para se jogar de cabeça no Memphis, a dica é começar aos poucos, pensando somente em um ambiente da casa, como a estante de livros ou a mesa do escritório. Itens de papelaria são perfeitos para isso! Compre cadernos, blocos de anotação, lápis, canetas e afins das mais variadas cores e estampas diferentes. Quem sabe você curte e decide mudar também os outros cômodos?

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade