Cultura

Banda Casapronta volta aos lançamentos falando de AMOR à sua maneira

O EP que também se chama AMOR, contém 5 faixas e tem participações importantes do cenário musical e cultural baiano. Nomes como Mateus Aleluia Filho, Maryzélia, Bel da Bonita, Marquinhos Menezes, Tito Pereira, Flávia Sacramento e Kbça Beat Box.

09/06/2021 às 14h08, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

Mais uma vez a união mostra a sua força e através de um financiamento coletivo entre os amigos e fãs, a banda Casapronta lança em todas as plataformas de música o primeiro single, AMOR, do seu mais novo EP, no dia 12 de junho – dia dos namorados. O lançamento é da produtora feirense Banana Atômica e tem o apoio da Trinca de Selos.

O EP que também se chama AMOR, contém 5 faixas e tem participações importantes do cenário musical e cultural baiano. Nomes como Mateus Aleluia Filho, Maryzélia, Bel da Bonita, Marquinhos Menezes, Tito Pereira, Flávia Sacramento e Kbça Beat Box.

O Casapronta resolve assumir sua sonoridade mundana, sem barreiras para a música, com um EP com cinco canções completamente diferentes umas das outras, e que serão lançadas ao longo do segundo semestre de 2021. As canções que compõem o EP AMOR são 'Devoção', 'Velho Bob', 'A Planta' e a própria 'AMOR'. Todas as canções foram produzidas e gravadas – cada uma em um dia – no Netuno Estúdio, em Feira de Santana. “Ao entrarmos em estúdio, não tínhamos noção de como cada música ficaria, afinal, só tínhamos as composições no violão. A banda construiu todas ali, na hora”, ressalta o vocalista do Casapronta, Pablues.

Para ele, existem mil e uma formas de falar de AMOR. “Cada um de nós pode e deve ter a sua. Ainda mais em tempos sombrios, que parecem não ter fim, com tanta insensibilidade, futilidade, fascimo, racismo e violência. Enfim, os dias têm se mostrado como um carrinho de supermercado cheio de ódio e sem vacina contra o desamor”, afirma.

O Casapronta acredita que nesses dias difíceis dizer EU TE AMO é libertador, revolucionário e traz um pouco de esperança no amanhã. “Ter alguém com quem você possa contar, te tirar das ‘bads’, fazer coisas simples que há tempos deixamos pra depois, coisas que são mais importantes que um Big Mac e um celular da maçã. A gente tem que se perceber mais e perceber o outro. Porra, bóra amar, se despir dos preconceitos enrraizados, abrir nossa janela do coração e deixar florir a estrada. A resistência para enfrentarmos os ditadores é com muita força, unidade e AMOR. Sabe aquela história de endurecer sem perder a ternura? É tipo isso”, reflete Pablues.

O novo single do Casapronta é uma homenagem ao movimento grunge que arrebatou o mundo nos anos 90 e nos presenteou com a genialidade do Kurt Cobain, que completa 27 anos de morte este ano. O Casapronta, com AMOR, faz uma citação direta ao Nirvana e toda energia dos garotos de Seattle, usando o disco 'Bleach' como referência.

O grupo apresenta uma canção em forma de bloco sonoro, distorcido, potente e direto como uma tijolada na vidraça. Outra citação aparece na canção, só que dessa vez ao brasileiríssimo Belchior. No final do single aparecem declarações de amor de pessoas que colaboraram com a vakinha. “A letra, apesar de curta, é calcada numa poesia sem arrodeios e nos diz muito. Assim como o AMOR deve ser. Uma declaração de amor, resistência e esperança”, conclui o artista.

A arte da capa

Quem assina as capas dos singles é o artista Ayam Ubrais Barco com seu traço marcante, e design de Júnior Eça. A princípio, seria apenas a capa do single “Amor”, mas a sintonia fluiu e resolveram fazer as quatro capas dos singles do EP. Segundo Pablues, uma curiosidade envolve a criação das artes. “Brais veio com a ideia de algo ligado a Exu como referência para a capa do single AMOR. Coincidentemente, um dos singles do EP é uma homenagem a Exu, e Brais não sabia. Então, conversa vai, conversa vem, emendamos os bigodes e vai rolar uma sequência de artes do Ayam Ubrais Barco, com elementos da cultura afro-brasileira, linkando com elementos presentes em cada música. E o melhor de tudo: Foi feito com muito AMOR e AXÉ”.

Casapronta lança primeiro single do novo EP AMOR
O que? Lançamento da canção “AMOR”
Quando? 12 de Junho
Onde? Plataformas digitais Spotfy, Deezer, Tidal, Youtube, Google play, BandCamp, AmazonMusic

Sobre a Banda

O Casapronta é uma banda que faz “música mundana”, situada em Feira de Santana, que se influencia pelas “encruzilhadas do recôncavo” e do mundo, com Igor Skay (guitarra), Rodrigo Borges (guitarra), Rafael Razz (baixo), Robson Souza (bateria) e Pablues Casapronta (voz, gaita, violão e produção).

A banda foi formada em 2017, no coração do Recôncavo Baiano, lá em Cachoeira, por Pablues – também vocalista do Clube de Patifes – enquanto cursava uma graduação em Museologia pela UFRB. Em 2018 lançou uma ”demo tape” Casapronta Nº18, onde fez sua estreia. Em 2019 gravou seu disco “Como a fúria da beleza do sol”, eleito em 4º lugar na votação popular no site El Cabong, em 2020. Durante a pandemia surgem algumas composições, e lançam o single “O grito”, em 2020, além de um bootleg chamado ”Ensaio Perdido”. Vídeos criativos, feitos com um celular, dentro de casa, também foram disponibilizados em seu canal no youtube, durante a pandemia. Segue lá! https://bit.ly/39I1I4m

Para saber mais, segue a gente!
Instagram
https://www.instagram.com/casaprontafolk/
Youtube
https://bit.ly/39I1I4m
Facebook
https://www.facebook.com/pabluescasapronta 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade