Bahia

Balcão Virtual da Sefaz-BA orienta sobre serviços ao contribuinte

O contribuinte tem, a partir do momento que entra na fila, 3 minutos para acessar a sala virtual.

21/01/2022 às 17h00, Por Laiane Cruz

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Lançado em outubro passado, o Balcão Virtual de Atendimento da Sefaz-BA vem registrando mensalmente cerca de 2,9 mil atendimentos. O Balcão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, promovendo a interação por videoconferência entre a equipe de servidores e os usuários dos serviços do fisco estadual. O acesso do contribuinte à plataforma para a fila virtual é aberto às 8h, quando começa, por ordem de chegada, o ordenamento dos usuários em busca de atendimento. O contribuinte tem, a partir do momento que entra na fila, 3 minutos para acessar a sala virtual.

O Balcão Virtual da Sefaz começou a operar disponibilizando dois dos mais requisitados serviços da secretaria: emissão de DAE – Documento de Arrecadação Estadual para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa. A partir de dezembro, o Balcão passou a oferecer também orientações gerais ao contribuinte sobre outros serviços fazendários como o andamento de processos, dúvidas sobre documentação necessária para processos, dificuldades de acesso aos sistemas, informações sobre ITD, produtor rural. emissão de certidões e dúvidas e informações sobre Débitos Tributários – PAF, cadastramento de denúncia espontânea e parcelamento.

O atendimento a distância da Sefaz-BA ocorre também por meio da Carta de Serviços, no site da secretaria, pelos telefones (71) 3319-2501 e 0800 0710071, ou ainda por e-mail ([email protected]). A Fazenda estadual também presta atendimento presencial, nos postos SAC e nas inspetorias fazendárias.

De acordo com o gerente de Atendimento Presencial da Secretaria da Fazenda, Moisés Piropo, a ideia é que, aos poucos, novos serviços sejam disponibilizados por meio do Balcão Virtual, o que ampliará o acesso dos contribuintes a serviços da Secretaria. “A aceitação aos serviços por meio do Balcão Virtual tem nos incentivado a aumentar a oferta de horários, ampliando o tempo de funcionamento e a oferta de serviços”, ressalta Piropo.

Como solicitar atendimento

Para ser atendido no Balcão, o contribuinte precisa acessar o canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-BA. Se o contribuinte estiver acessando o Balcão por meio de um celular ou de um tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais – App Store ou Google Play – no dispositivo móvel.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF) da Secretaria da Fazenda, Félix Mascarenhas, a plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.

O Balcão virtual da Sefaz-BA é um serviço personalizado que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar o atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados caso o atendente considere necessário.

Sefaz 100% Digital

A nova modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital, que surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia, a partir da necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da secretaria. Mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento.

“Nosso objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisa ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, explica Félix Mascarenhas.

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