Bahia

Voo Salvador–Teixeira de Freitas passa a operar neste mês de outubro

O aeroporto de Teixeira de Freitas passou por diversas ações realizadas pela concessionária que o administra e pela Seinfra.

20/10/2022 às 14h22, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Evandro Alves/Reprodução/Google Maps

Sair de Salvador para conhecer as belezas do Extremo Sul do Estado ficará a menos de duas horas de distância com a retomada da operação com voos regulares para o município de Teixeira de Freitas.

A partir de segunda-feira (24) o aeroporto 9 de Maio terá três voos semanais às segundas, quartas e sextas, com saídas de Salvador, às 9h15, e de Teixeira de Freitas, às 11h35. A operação será feita pela empresa Gol Linhas Aéreas com aeronaves ATR-72, que tem capacidade para até 70 passageiros. A partir de dezembro a Azul vai inaugurar voos semanais de Teixeira de Freitas – Confins (MG).

O aeroporto de Teixeira de Freitas passou por diversas ações realizadas pela concessionária São Francisco, que administra o equipamento, e pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), que investiu R$ 2 milhões em ações estruturantes. Dentre os serviços feitos pela Seinfra estão a certificação operacional para voos regulares; a manutenção do acesso ao aeroporto; a nova sinalização horizontal das áreas de movimentação de aeronave (pista, taxiway, pátio e estacionamento) e a assinatura do decreto de utilidade pública para ampliação da área patrimonial do aeroporto, que permitirá o crescimento do equipamento aeroviário.

Além disso, está em andamento a licitação para a elaboração do projeto para implantação do sistema de auxílio à navegação aérea (PAPI), com recursos do estado da Bahia, que terá a abertura dos envelopes no dia 01 de novembro.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura Marcos Cavalcanti este vôo retorna após uma negociação que o estado da Bahia fez com a Companhia Gol, reduzindo o ICMS mais ainda para um valor próximo a zero do querosene de aviação que a Gol abastece no estado.

“E com isso a gente viabilizou economicamente o retorno do vôo. E a partir de dezembro, dentro de uma negociação que nós fizemos também reduzindo mais o ICMS da Companhia Azul, a empresa retorna o voo que fazia entre Teixeira de Freitas e Belo Horizonte. Teixeira de Freitas vai ter a partir de dezembro, tanto a ligação que começa segunda-feira para Salvador quanto a ligação anterior que tinha com Belo Horizonte. E é importante a gente falar que o retorno desses voos se dá exclusivamente pela ação que o estado da política que o estado tem de atrair voos para a Bahia, usando a redução do ICMS do querosene de aviação para isso. Então é um momento de comemorar e o extremo-sul usufruir de mais essa ação de uma política pública do governo do estado”, afirmou.

Fake News

Ainda conforme o secretário, neste momento de eleição muitas notícias falsas circulam para tentar se aproveitar de uma ação do governo do estado.

“Nessa região, circulam muitas fake news. As pessoas diziam que o aeroporto foi suspenso por falta de condição, que a gente desmentiu na época, que foi uma questão econômica, em função da pandemia, que as companhias tiveram que fazer reestruturação da frota, inclusive com a devolução de aviões, mas essa insistência continua, e eu fico surpreso, que dizem que o voo está voltando porque teve recurso federal. Não existe nenhum recurso do governo federal no aeroporto de Teixeira de Freitas. Inclusive, o tal equipamento que dizem ser de uma emenda, que nunca foi liberado o dinheiro, pois o governo federal não libera recursos para a Bahia neste mandato do atual presidente, e não existe no aeroporto e nem é necessário para o retorno do vôo, pois é simplesmente para melhorar a segurança de vôos noturnos, que estamos fazendo o projeto para instalação”, declarou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade