Bahia

UFSB e UESC estão entre as universidades mais empreendedoras do Brasil

Realizado pela Brasil Júnior, ranking avaliou mais de 100 instituições de ensino superior no país; Veja avaliação das colocadas na Bahia.

27/11/2023 às 08h26, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

ufrb_divulgacao
Foto: Divulgação

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) divulgou o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023. O estudo apontou que a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) estão entre as mais empreendedoras do Brasil, na 33ª e 45ª colocação, respectivamente.

O ranking é feito por coleta de dados e avalia as universidades a partir de seis critérios: inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização. No estudo deste ano, foram analisadas mais de 100 instituições de ensino superior nas 27 unidades federativas do Brasil, contando com a participação de mais de 34 mil estudantes.

“O IES Empreendedores destaca cases e iniciativas inovadoras nas universidades, impulsionando o empreendedorismo e fortalecendo a extensão. O ranking não apenas apresenta as instituições, mas também serve como fonte de inspiração e orientação para que as demais sigam os caminhos e boas práticas que o Brasil está desenvolvendo nessa temática”, disse Pedro Casé, Presidente Executivo da Brasil Júnior.

Desde 2016 a Brasil Júnior tem conduzido o Ranking de Universidades Empreendedoras, que é divulgado a cada dois anos, contribuindo para a melhoria da vivência universitária e da qualidade do ensino superior brasileiro.

Veja o ranking com as colocadas na Bahia:

universidades mais empreendedoras do Brasil
Foto: Divulgação

“Acreditamos que a juventude pode desempenhar um papel protagonista na transformação do nosso país, reconhecendo a educação como o elemento fundamental. Com o estudo temos o propósito de ampliar o conhecimento sobre o ensino superior brasileiro e dar voz ao jovem que anseia participar ativamente dessa mudança”, explica Rafaella Nascimento, Líder de Educação Superior na Brasil Júnior e a primeira mulher na coordenação geral do ranking de universidades empreendedoras.

Pela primeira vez estudo analisa os institutos federais empreendedores

A Brasil Júnior também lançou um estudo inédito que observa as práticas empreendedoras nos institutos federais. O Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE) analisou mais de 30 instituições em todo o Brasil, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O índice apontou que o Instituto Federal da Bahia (IFBA) obteve a melhor análise de empreendedorismo do estado, com a nota 51,22. Já o Instituto Federal Baiano (IFBaiano) teve 42,59.

Os rankings das universidades estão disponíveis no site Universidades Empreendedoras.

Sobre a Brasil Júnior

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é uma organização sem fins lucrativos cuja principal missão é representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior (MEJ) como agente de formação de lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor. Em 2022, o MEJ foi responsável pela formação empreendedora de cerca de 28 mil jovens espalhados pelo país e pelo faturamento de mais de R$ 87 milhões, dinheiro que é 100% investido na formação dos membros.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade