Bahia

Tubarão-martelo em perigo de extinção é capturado em Trancoso; seis filhotes também morrerram

Segundo a associação de pescadores, a pesca foi acidental. O animal era uma fêmea adulta de 2,5 metros e 250 kg e estava com seis filhotes.

06/03/2023 às 17h42, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/ Radar News

Um tubarão-martelo, com seis filhotes, foi capturado por um pescador no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. A espécie é protegida por lei federal porque corre risco de extinção. O tubarão, possivelmente uma fêmea, tinha cerca de 2,5 metros de comprimento e pesava 250 quilos. A associação de Pescadores de Trancoso alegou que a captura foi acidental.

Conforme o portal Radar News, parceiro do Acorda Cidade, o animal e os filhotes estavam presos em uma rede de espera que havia sido colocada em alto mar, a cerca de 5 milhas da praia, na tarde de sábado (4). Quando o pescador foi retirar a rede, por volta das 5h de domingo (5), encontrou os animais já mortos, informou o presidente da Associação de Pescadores de Trancoso, Robson Alves de Jesus.

Ele explicou que o pescador estava sozinho, em um bote de pequeno porte, no momento em que foi recolher a rede. Como o tubarão era muito pesado, teve de ser rebocado.

O presidente da associação salientou que a captura não foi intencional, acrescentando que a rede sequer era apropriada para a pesca desse tipo de peixe. Conforme Robson, os pescadores da região não costumam pescar tubarão porque não tem valor comercial.

O animal capturado teve a carne distribuída para a população, informou Robson.

Fêmea adulta

Ao Radar News, o biólogo e professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Leonardo Evangelista Moraes, disse que, possivelmente, o tubarão-martelo capturado era uma fêmea adulta, por estar com os filhotes.

Pelas imagens, ele não conseguiu identificar qual espécie de tubarão-martelo, mas disse que era do gênero Sphyrna.

Segundo Leonardo, o tubarão-martelo têm ampla distribuição, ocorrendo desde a costa até áreas mais profundas. No Brasil, ocorre ao longo de toda a costa.

Perigo de extinção

Foto: Reprodução/ Radar News

O biólogo destacou que, segundo a última avaliação do status de conservação do tubarão-martelo, baseada em critérios da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês), a espécie é considerada “em perigo de extinção” ou “criticamente ameaçada”.

Conforme a IUCN, essa situação de risco se deve ao fato de que são animais que têm poucos filhotes por ninhada e cujo desenvolvimento do embrião é interno (ou seja, placentário). Além disso, as espécies são alvo da pesca ilegal para extração das barbatanas, utilizadas na culinária oriental para temperar sopa.

A Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal de Porto Seguro informou ao portal Radar News que não tinha conhecimento sobre a capturado do tubarão-martelo em Trancoso. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não respondeu ao questionamento feito pela reportagem.

Pesca é proibida

Em novembro de 2021, o Ibama multou pescadores responsáveis por abater dois tubarões-martelo adultos e cinco filhotes no litoral sul de São Paulo. Eles foram penalizados em 5 mil reais por cada animal, totalizando 35 mil para cada pescador envolvido.

A portaria 445/2014, do Ministério do Meio Ambiente, traz o tubarão-martelo como uma das espécies cuja pesca é proibida, bem como a comercialização.

Além disso, de acordo com o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998), “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória” é considerado crime ambiental. A pena pode chegar a um ano de detenção, além de multa.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade