Bahia

Setor de farmácias de manipulação cresce na Bahia e abre oportunidades de carreira

Estado é líder em contratações de profissionais nos últimos cinco anos.

08/11/2023 às 08h53, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Farmácias de Manipulação
Foto: Divulgação

O setor de farmácias de manipulação no Nordeste está experimentando um crescimento considerável e tem aberto oportunidades de carreira e emprego. Ao todo, são 523 estabelecimentos na região e a Bahia é o estado nordestino que mais concentra farmácias, com 164 unidades. A área é conhecida por fazer com que os trabalhadores, incluindo o atendente de balcão, se especializem e se tornem ainda mais capacitados. Em 2021, mais de 3,5 mil profissionais foram admitidos no país, sendo a Bahia líder em contratações nos últimos cinco anos, com 56,4% de crescimento no número de postos de trabalho.

De 2016 a 2021, o Nordeste registrou um aumento de quase 40% no número de farmácias de manipulação, fechando 2021 com 321 lojas, de acordo com dados do Panorama Setorial 2022 da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). De lá para cá, esse número de unidades chegou a 523 em 2023, um aumento de 63% em relação a 2021. Na Bahia, a maioria delas estão em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, as três cidades mais populosas do estado.

Presidente regional da Anfarmag, responsável pela Bahia e Sergipe, Rosalvo Lima explica que o mercado de saúde em geral tem se dirigido ao Norte e Nordeste, o que, naturalmente, gera a necessidade de uma cadeia de suporte para a estrutura de atendimento à saúde.

Embora o crescimento seja um fator crucial para a geração de oportunidades, a ênfase do setor recai na qualificação dos profissionais, em vez de apenas na quantidade de empregos disponíveis. As farmácias de manipulação têm o potencial de fornecer um diferencial significativo na carreira dos profissionais que escolhem trabalhar nesse segmento. Isso se deve ao fato de que as atividades de manipulação farmacêutica exigem especialização.

No entanto, a escassez de profissionais é um desafio, já que muitos profissionais qualificados da área farmacêutica são disputados também pelas grandes indústrias da Bahia. Apesar disso, as oportunidades são várias no segmento magistral, como é conhecido o setor de manipulação, e há grandes chances de desenvolvimento profissional.

Personalização

O segmento é essencial para a personalização de medicamentos e outros produtos, como cosméticos e suplementos alimentares. Em alguns casos, como de crianças, idosos e pacientes acamados ou entubados, há especificidades que não são encontradas nos produtos industrializados, seja pela dosagem ou forma farmacêutica, por exemplo.

Nesses casos, para que haja um atendimento individualizado, é necessário desenvolver formulações também individualizadas, podendo as farmácias de manipulação ofertar medicamentos em formatos que facilitem a adesão dos pacientes aos tratamentos, como por exemplo formas farmacêuticas diferenciadas, associações para melhorar a palatabilidade e outros.

SOBRE A ANFARMAG

Entidade sem fins lucrativos, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais representa o setor magistral, voltado para a preparação (manipulação) de medicamentos e produtos para a saúde nas farmácias de manipulação de forma personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada paciente. O trabalho da associação é voltado para a defesa, promoção e desenvolvimento do setor magistral. Atualmente a Anfarmag conta com escritórios regionais e é composta por mais de 8.000 associados, entre empresas e profissionais que atuam no segmento, distribuídos em todo o território nacional.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade