Neoenergia

Saiba o que fazer durante interrupções gerais de energia para evitar acidentes

Neoenergia Coelba alerta sobre o que deve ser feito para evitar acidentes durante apagões como o registrado ontem.

21/08/2023 às 06h21, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Freepik

Na última terça-feira (15), mais de seis milhões de baianos ficaram sem energia por um intervalo de tempo devido a uma interrupção de energia que atingiu 25 estados brasileiros e o Distrito Federal. De acordo com Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu o abastecimento em todas as regiões do Brasil. A situação acendeu o alerta sobre a necessidade de estar preparado para ocasiões de falta de energia geral.

Quando as luzes se apagam repentinamente, é fundamental manter a calma e adotar medidas de segurança para minimizar possíveis riscos. Comprometidos com a segurança dos seus clientes, a Neoenergia Coelba compartilha algumas dicas essenciais para lidar com apagões e manter a situação sob controle.

  1. Mantenha a calma: Diante de um apagão, o primeiro passo é não se assustar. A situação pode ser temporária e, devido às tecnologias instaladas no sistema de distribuição, muitas vezes é resolvida em pouco tempo. Evite o pânico e mantenha a serenidade.
  2. Verifique a extensão da interrupção: Antes de tomar qualquer medida, verifique se o blecaute é generalizado ou apenas afeta sua residência. Em todos os casos, entre em contato com a Neoenergia Coelba, através da central gratuita de atendimento 116 ou Whatsapp (71 3370-6350).
  3. Use fontes alternativas de luz de emergência: Mantenha sempre à mão lanternas e pilhas extras. Esses recursos podem ser extremamente úteis para iluminar o ambiente e evitar quedas e acidentes.
  4. Desligue equipamentos eletrônicos: Desligue todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos para evitar possíveis sobrecargas quando a energia for restaurada. Isso ajuda a proteger os dispositivos e a prevenir possíveis incêndios.
  5. Evite acender fogões a gás: Se você estiver cozinhando no momento do apagão, desligue imediatamente os fogões a gás – caso tenham o sistema de acendimento elétrico. Se precisar continuar cozinhando, use um isqueiro ou fósforo para acender o fogão com cuidado.
  6. Evite usar geradores em ambientes fechados: Caso opte por usar um gerador para suprir energia temporariamente, posicione-o sempre em um local ventilado, longe de portas e janelas. Nunca o utilize em ambientes fechados, pois os gases liberados podem ser letais.
  7. Mantenha alimentos refrigerados: Mantenha a geladeira e o freezer fechados para preservar a temperatura interna e manter os alimentos seguros por mais tempo.
  8. Tenha um kit de emergência: Se possível, prepare um kit de emergência que inclua itens como água potável, alimentos não perecíveis, medicamentos, produtos de higiene pessoal e materiais de primeiros socorros. Caso surja alguma necessidade, você achará com maior facilidade estes itens.
  9. Fique informado: Esteja de olho nos canais oficiais de comunicação da distribuidora de energia, como o Instagram @neoenergia_oficial, e sintonize os meios jornalísticos possíveis para se manter informado sobre as últimas atualizações e instruções das autoridades locais.
  10. Evite o uso excessivo de celulares: Caso a bateria de seu celular esteja baixa, evite usar aplicativos que não sejam essenciais. Isso ajuda a preservar a carga para eventuais necessidades de comunicação.
  11. Caso algum cliente identifique interrupção de energia após o restabelecimento, deve-se acionar a distribuidora por meio dos canais de atendimento da Neoenergia Coelba, como o central gratuita 116, whatsapp (71 3370-6350) ou aplicativo na Apple Store e Google Store.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade