Bahia

Rui Costa anuncia que a Bahia terá três novas fábricas de automóveis de comercialização mundial

As unidades vão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.

28/10/2022 às 08h56, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade (Arquivo)

A fabricante de carros elétricos BYD assinou, nesta quinta-feira (27), um protocolo de intenções com o governo do estado para instalar três fábricas na Bahia.

A empresa irá investir R$ 3 bilhões nas unidades e a expectativa é gerar 1.200 empregos diretos durante o período de implantação.

O acordo foi assinado pelo governador Rui Costa e os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, José Nunes Soares, e da Fazenda, Manoel Vitório, e pelo diretor presidente da BYD do Brasil, Tie Li.

As unidades vão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.

De acordo com o cronograma, todas as unidades começam a ser implantadas em junho de 2023, sendo que duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início da operação em outubro.

A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025.

Segundo o governador Rui Costa, existe uma possibilidade da empresa ser instalada no antigo espaço da Ford.

“Essa é uma possibilidade, eu até diria que uma possibilidade muito concreta, mas vai depender das negociações a serem feitas, mas com certeza, utilizará a área que estava sendo operada pela Ford, até porque essa produção de carros elétricos, incialmente será feita como exportação, já que o mercado brasileiro ainda tende a crescer nesse consumo de carros elétricos. É um carro mais caro comparado com o carro a combustão, então incialmente essa exportação seria para o mundo inteiro, está focada para quem tem consumo de carro com alto padrão, e só depois vai chegar na produção de carros populares”, informou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Porque o governo do estado não coloca fábricas grandes como essas em feira ? Sempre Camaçari ou salvador ficam com as mega fábricas e o resto do estado fica com as menores sacanagem viu. Mais. Parabéns governador pela iniciativa e acredito que ajudará muito nosso estado

  2. O atual governo do estado não tem capacidade nenhuma de trazer investimentos deste porte para o estado.
    Uma prova disso é que diversas montadoras sondam e até fecham protocolos de intenção que não têm garantia nenhuma de nada.
    Eu acredito que essa empresa se instale no Brasil só que não na Bahia como foi com a as outras que foram p Goiás e Pernambuco devido a incapacidade de negociar isenções do atual governo.

  3. Como sempre, antes da eleição PT chega com alguma novidade. Foi assim nas 2 ultimas eleições onde ele dizia estar assinando a construção da ponte Salvador para Itaparica. Baiano não cai mais nesta mentira do PT.

  4. Essa conversa de implantação de fábrica de carros é velha. Cadê a JAC MOTOS ? Temos que está com os olhos abertos. LEMBRAM PONTE ?
    Promessas ELEITOREIRAS.

    1. Como sempre, antes da eleição PT chega com alguma novidade. Foi assim nas 2 ultimas eleições onde ele dizia estar assinando a construção da ponte Salvador para Itaparica. Baiano não cai mais nesta mentira do PT.

  5. Em 2014 anunciou 60 fábricas para cis norte, Jaques Wagner assinou ordem de serviço da duplicação do anel de contorno de Feira junto com a Dima, anunciou a construção da ponte de Salvador a Itaparica…se essas promessas foi cumpridas podem acreditar!

  6. Essa conversa é muito velha a fábrica de carro da ja é um exemplo a fábrica da Ford fechou ele disse que iria trazer outra essa outra nada,agora ele fala aí que vai trazer três fábrica de carro Então é uma dele,uma de Jerônimo e a outra é de LuLa

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade