Bahia

"Projeto Amigos da Praia" promove mutirão de limpeza na Ilha de Itaparica

Os resíduos sólidos jogados nas praias são avaliados como um dos mais graves problemas ambientais do mundo.

08/06/2024 às 11h58, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Ilha de Itaparica
Foto: Divulgação

Acontece neste sábado (8), na Ilha de Itaparica, um mutirão de limpeza das praias em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última quarta-feira, dia 5 de junho. A ação de limpeza nas praias é um movimento voluntário que acontece há mais de 20 anos por moradores da centralidade de Bom Despacho e, que agora, pensou-se em expandir para todo o município.

Os organizadores do mutirão pensam em formalizar o projeto para que seja possível um melhor acompanhamento e monitoramento da limpeza das praias da cidade. As atividades desenvolvidas no dia dos eventos serão catalogadas e registradas em relatório anual que será elaborado pela equipe de coordenação do evento e ficará à disposição para consulta na Biblioteca Municipal, escolas da região e na sede provisória da Associação de Moradores.

Sobre o Projeto Amigos da Praia

Os resíduos sólidos jogados nas praias são avaliados como um dos mais graves problemas ambientais do mundo. Além de desagradável aos olhos, uma praia de lixo ameaça a saúde e bem estar dos seres humanos, animais, comunidades e a economia do local.

Com o objetivo de sensibilizar pessoas, empresas e órgãos públicos a conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente o lixo plástico, foi criada pelo Associação de Moradores da Praia de Búzios o Projeto “Amigos da Praia”. A ação acontece todos os anos no Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho e no Dia Mundial de Limpeza das Praias, dia 21 de setembro, onde um grupo de voluntários da praia, reúnem-se para promover a limpeza da superfície e do fundo do mar, além de realizar campanhas de conscientização em defesa dos oceanos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabenizo pela iniciativa, e venho apelar para que olhem a praia do Caja, um bela praia que está sofrendo crime ambiental sem que tomem providências. VIVER ITAPARICA ESTÁ MATANDO A NOSSA PRAIA. A água barrenta já se estende entre Porto Santo e Ponta de Areia, sendo que o INEMA e a Prefeitura liberaram. Não se podemos caminhar pela praia sem ficar atolado na lama. E a obra segue sem nenhuma preocupação com o meio ambiente. Grata.

  2. Deveriam se preocupar com a mortalidade de peixes , o desaparecimento de várias espécies de crustáceos e mariscos , constantemente aparecem centenas de peixes mortos nas praias de Cabuçu e bomjesus e nada é feito , não existe mais bebê fumo , siri , peixes , sem contar que não existe uma fiscalização na época do defeso , e pior de tudo a quantidade de esgoto doméstico jogada na praia , uma vergonha

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade