Mulheres Tech

Programa amplia atuação para letramento digital de trabalhadoras domésticas

Iniciativa acontece em Salvador, nesse sábado (02), por meio da UNIFACS.

29/08/2023 às 13h50, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Ijeab/Freepik

Com o objetivo de promover alfabetização e letramento digital de trabalhadoras domésticas, o programa Mulheres Tech foi ampliado. Dessa vez, nesse sábado (02), a iniciativa vai acontecer também, por meio da Universidade Salvador (Unifacs). A iniciativa é uma construção coletiva do Ânima Lab HUB, UniRitter, ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).

A formação terá carga horária de 120 horas. Durante as aulas serão repassadas informações sobre introdução ao mundo e ao pensamento digital, manuseio e utilização de ferramentas tecnológicas básicas de comunicação, desenvolvimento de competências a partir de mecanismos lúdicos de tecnologia e trabalhar habilidades como comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe, resolução de problemas.

As participantes terão a oportunidade de vivenciar formações práticas, usar ferramentas tecnológicas do dia a dia, aplicativos e muito mais. A iniciativa é mais do que um programa de treinamento tecnológico: é uma jornada de empoderamento que visa a quebrar barreiras e criar oportunidades para as trabalhadoras.

Todas as aulas serão ministradas por estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) sob supervisão de professores e profissionais da Themis, além do acompanhamento da Ânima Lab Hub. Participam IES como a Unifacs, o IBMR, USJT e UNIFG, localizadas nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, respectivamente.

Desde o seu lançamento, em 2022, por iniciativa da UniRitter, Ânima Lab HUB e orientado pelos professores da Vinicius Cassol e Vanessa Kopp, cerca de 100 trabalhadoras já receberam capacitação apenas em Porto Alegre. A expectativa é que, a partir de setembro de 2023, 180 pessoas participem das atividades. A iniciativa é uma construção coletiva do Ânima Lab HUB, UniRitter, ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD).

Para Samara Leal, gestora da Ânima Lab Hub, o programa visa não apenas a transformar a maneira como essas mulheres se relacionam com o mundo digital, mas também a abrir novas portas de oportunidades no mercado de trabalho. “A iniciativa teve início por conta da exclusão digital enfrentada por muitas trabalhadoras. Vamos oferecer suporte para que elas consigam navegar no universo digital com confiança. Com essas competências, elas não ampliam apenas perspectivas de emprego, mas também ganham a capacidade de interagir, participar e influenciar nas esferas digitais”, destaca Samara.

Inscrições e todos os detalhes estão disponíveis no site do programa Mulheres Tech e podem ser acessados em https://mulherestech.animahub.com.br/.

Serviço

Programa Mulheres Tech

Quando: 02 de setembro, por meio da Unifacs

Inscrições: https://mulherestech.animahub.com.br/

Sobre a Unifacs

Fundada em 1972, a Unifacs é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A Unifacs também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.

Sobre a Ânima Educação 

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 410 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.  

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.   

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade