Salvador

Pedidos e fitinhas do Senhor do Bonfim são incinerados em ritual na Bahia

Cerimônia foi realizada na frente da Basílica do Bonfm, em Salvador.

14/01/2023 às 07h40, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

As fitinhas do Senhor do Bonfim e os pedidos dos fiéis que foram escritos em papéis foram incinerados em um ritual realizado na frente da Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador, nesta sexta-feira (13). A cerimônia foi presidida pelo Padre Edson, o reitor da igreja.

As mensagens escritas nos papéis foram colocados em urnas, que ficaram no templo religioso, onde os fiéis depositaram seus pedidos e desejos para 2023.

O ritual desta sexta, tradicional da capital baiana, é realizado pois a fumaça, resultado do material queimado, representa a oferta dos fiéis para o Senhor do Bonfim. A incineração das fitinhas abre espaço para que novos pedidos sejam colocados no gradil da igreja na Colina Sagrada, um dos principais pontos turísticos de Salvador.

A missa celebrada às 19h por Dom Walter Magno de Carvalho, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, com participação dos fiéis do Santuário de Santa Dulce dos Pobres, encerrou o dia de comemorações.

As programações em homenagem ao Senhor do Bonfim, seguem até domingo (15). São 10 dias de festas. As celebrações foram iniciadas no dia 5 de janeiro com a primeira noite da novena. Confira:

Sábado (14)

  • 19h: Nona noite da novena

Presença de Padre Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de Nossa Senhora da Vitória – Canela

Domingo (15)

  • 5h: Alvorada
  • 5h, 6h, 7h30, 9h e 15h: Santa Missa
  • 10h30: Santa Missa Solene presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
  • No final da Celebração Eucarística, Dom Sérgio dará a Benção Apostólica com Indulgência Plenária.
  • 16h: Procissão dos Três Pedidos

Local de saída: Igreja Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares) chegando na Colina Sagrada, os fiéis serão convidados a dar três voltas em torno da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, fazendo três pedidos. O momento será finalizado com a benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade