Bahia

"O crime organizado na Bahia não vai se criar", diz governador

"Se alguém tem interesse em ficar falando coisas que não deveria, paciência", disse Jerônimo Rodrigues após entregas em Irará.

21/06/2024 às 08h08, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Entrega do governo do estado em Irará
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (20), durante a entrega de obras no município de Irará, o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, declarou em entrevista coletiva que o crime organizado na Bahia “não vai se criar” e apontou o que o estado tem realizado para conter a violência.

“Nós fazemos concursos, entregamos viaturas, armas e câmeras para garantir que a nossa polícia tenha condições ideais de ir para cima e garantir a paz e a segurança em nosso estado. Vocês têm acompanhado os dados de 2022, e eu peço que comparem com 2023 e também observem a redução de casos já em 2024. Se alguém tem interesse em ficar falando coisas que não deveria, paciência. Nós vamos continuar trabalhando, mas eu afirmo que o crime organizado na Bahia não vai se criar, não vai se fortalecer”, declarou Jerônimo.

Na quarta-feira (19), o portal Acorda Cidade divulgou que Feira de Santana é a décima cidade mais violenta do Brasil, de acordo com o Atlas da Violência 2024. A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revelou que o município possui uma taxa de 66 homicídios por 100 mil habitantes, com uma população de cerca de 616 mil pessoas, segundo dados de 2022.

Além de Feira de Santana, outras sete cidades baianas estão no ranking das mais violentas: Santo Antônio de Jesus (94,1), Jequié (91,9), Simões Filho (81,2), Camaçari (76,6), Juazeiro (72,3) e Salvador (66,4).

O estudo destaca que a violência se espalhou por toda a Bahia, com facções disputando territórios, principalmente em Salvador e Camaçari, o que não tem sido diferente em Feira de Santana. Após a divulgação do levantamento, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) emitiu uma nota afirmando que reduzir a violência é uma prioridade e apontou uma queda de 27% nas mortes violentas nos últimos sete anos. De 1º de janeiro a 15 de junho de 2024, houve uma redução de 11% nos homicídios, segundo a SSP.

“Eu tenho acompanhado com o meu lugar, eu não fico sabendo que dia é, aonde é, quem vai, quantos vão, mas a minha determinação é fazer operações, eu não posso me envolver, no sentido de me meter, mais na Bahia, eu tenho pedido constantemente para que a gente possa enfrentar a onda de crime organizado. Nós não vamos abrir mão do papel da Polícia Civil, da Polícia Militar, DPT, de enfrentar”, disse o governador. 

Segundo ele, o trabalho das forças de segurança é indispensável para combater a criminalidade. Só nos últimos 17 meses, a polícia retirou de circulação 80 fuzis, 15 toneladas de drogas, 9 mil armas de fogo e capturou cerca de  26 mil criminosos. Além disso, 3.200 novos policiais e bombeiros foram contratados e, 1.500 novas viaturas, algumas semiblindadas, foram entregues.

“Nós continuaremos fazendo operações diuturnamente para enfrentarmos esse tema que é claro, não é só da Bahia, do Brasil inteiro, mas na Bahia nós estamos mostrando força, a operação que fizemos essa semana para segurança pública, a apreensão de um conjunto de pessoas, drogas, armas. Vocês viram que autorizei um pelotão aqui em Irará, vocês vão continuar vendo isso”, declarou.

Além disso, o governador declarou que a Segurança Pública no estado vai avançar no combate ao crime organizado que vem de dentro dos presídios. O gestor deve se reunir com Ricardo Lewandowski, Ministro da Justiça, para discutir as ações de enfrentamento. 

“Vocês vão ver ações nos presídios. Nós vamos adentrar os presídios. Estamos aguardando uma conversa com Lewandowski, Ministro da Justiça e da Segurança Pública para gente poder entrar de frente com o tema dos presídios”, acrescentou. 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também: Feira de Santana é a décima cidade mais violenta do país, aponta Pesquisa Atlas de Violência

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não vai se criar não governador já está criado a mais de 20 anos desde a época do Jaques Wagner…vcs conseguiram alimentar esse legado de irresponsabilidade e omissão.

  2. Eita governo bom é o governo do PT,até agora só fez coisas boas,🤣🤣🤣🤣🤣🤣,alimentação mais barata,segurança nota 1000 os marginais na cadeia,violência nota 10 com marginais na cadeia,polícia sendo eficaz em tudo,eta governo bom da gota é o governo PT,quem quiser que acredite no governo PT,🤣🤣🤣🤣🤣🤣,tudo cada dia mais barato,sem taxas,governo que defende o pobre 🤣🤣🤣🤣🤣,o governo é tão bom que marginal faz o que quer e fica por isso mesmo,tudo cada vez mais caro,mais taxado e o PT é bom?,violência uma vergonha e o governo diz que tá de parabéns?,🤣🤣🤣🤣,parabéns de tanto roubo.

  3. O cinismo reina neste meio político!
    Vemos as facções disputando bairros inteiros em Salvador e outras cidades baianas e o governador solta uma pérola desta

  4. Paciência, como eu não sei,é muito fácil falar de forma pedante,eu moro no subúrbio e a coisa está feia,pra quem mora cercado de seguranças é muito bonito se expressar assim……Socorro segurança, saúde e educação, falida o nosso Estado……PACIÊNCIA KKKKKK

  5. Em partes eu concordo com vcs, em outras não, pois o governador está trabalhando e investindo na polícia porém se não aparecer alguma alma bondosa para fazer um projeto de mudar as leis ou código penal vai ser da pra pior

  6. Temos um governador alienado, totalmente distante da realidade e incapaz de lidar com ela; o crime organizado já se croiu e até procriou, parece que na mente dele uma frase de efeito resolve tudo. O mais triste é que o eleitor baiano pode reeleger o o governador fora da casinha.

    1. Em partes eu concordo com vcs, entras não pois o governador está trabalhando e investindo na polícia porém se não aparecer alguma alma bondosa para fazer um projeto de mudar as leis ou código penal vai ser da pra pior

  7. Impossível entender quem vota no PT, como pode alguém apoiar essa canalhice?! Como pode ser cúmplice dessa desgraça?! Olha o cinismo desse governador, é revoltante demais! Ele fala como se o Estado já não estivesse completamente dominado pelos traficantes, pelo crime organizado. A questão é que ele é só a consequência de uma escolha, esse sujeito foi eleito!!!! É muita alienação, é demais! O cúmulo do absurdo é saber que tem gente que defende essa brutalidade, essa sanha da companheirada que está destruindo o nosso estado. Será que tem gente que acha que está tudo bem, que o PT faz um ótimo trabal ho? Não dá para entender! Enquanto o povo morre, o governo “arrecada”, são bilhões só em empréstimos aprovados na ALBA, nisso o PT é competente, muito competente!

  8. Não vaii se criar ???? Kkkkkk
    Ele já está é grandinho governador,bem criado e bastante forte,com filhos ,netos e bisnetos !! E com padrinhos fortes (PT).
    A tendência é crescer ainda mais e acabar com a sociedade de bem. Seu gestor de 5° categoria

  9. Sim, Jerônimo, o crime não irá se instalar, pois ele já está instalado na Bahia. Basta observarmos o que ocorreu essa semana em Salvador…Buel e seus comparsas, mesmo estando no RJ, coordenaram uma guerra urbana em Tancredo Neves, Arenozo e adjacências. Ônibus deixaram de circular na região de águas claras por represália do crime organizado. E o senhor vem me dizer que não irá se criar? Ele já está criado e bem criado. Enquanto isso, o governo mostra-se inerte e sempre com belas respostas nas entrevistas. O povo baiano merece ter uma segurança pública eficaz, que devolva a paz ao povo baiano.

  10. Oque mais empresiona é o cinismo desse governador falar isso. O crime já está se criou e está mandando se em todos os bairros da Bahia governador o senhor só investe em blitz, é mais da metade de viaturas nas esquinas atucaiando carro e moto de pai de família trabalhador indo trabalhar pra tomar o transporte dos pobres coitado cobrando IPVA o que te interessa é dinheiro imposto a violência o senhor tem segurança o resto que se vira

    1. Se às leis continuarem do lado dos bandidos o Brasil vai ser destruído e só os políticos corruptos serão protegidos. Eu nunca votei nessa bandidagem, precisamos nos unir para votar em pessoas dignas. E retomar nossa dignidade de cidadãos como era antes. Chega de tantos políticos e impostos, nosso país é rico e desigual. Hoje estamos vivendo um comunismo desumano… Tudo pode mudar depende do povo tem países que se transformaram e hoje são exemplo.( Singapura, Portugal, Luxemburgo, El Salvador e em breve Argentina tudo depende de nós. Chega de bandidos governando o Brasil… Lugar de bandidos e na cadeia de segurança máxima sem direitos humanos e regalias… Educação digna para todos, na época de meu pai às escolas públicas eram as melhoras, igualdade segurança social para todos…

  11. NÃO VAI SE CRIAR??? KKKKKK ALGUEM AVISA A ELE QUE O CRIME NA BAHIA JA TEM CASA E FAMILHA, OU SEJA JA ESTÁ DANDO CRIA.

  12. Realmente o governador da Bahia sabe mostrar os dentes, mas falar com conhecimento, não. A violência não se mede só por mortes, mas outras vertentes. Roubos, golpes , assaltos e etc e isso nao se resolve com policiamento só. Ha que se usar um minimo de inteligência. E ao não dar o aumento devido ao servidor publico, o qual equilibra a economia de muitas cidades, ele proprio promove o empobrecimento e a violencia. Acho que tá na hora do professor voltar a escola e aprender um minimo de administração publica, economia e esquecer as aulas de teatro. So pra lembra- lo que 2022 e 2023 era o governo da perversidade.

  13. Governador infelizmente a criminalidade já se criou bem na sua frente e de seus antecessores. Só quem acredita nessa propaganda do seu governo que acredita . Olha a situação de Salvador, Feira de Santana, Jequie dentre tantos outros municipios que as facções estão dominando e o que seu governo faz? Só conversa fiada para iludir essa imensa massa que não tem educação básica para interpretar o que se passa no estado que acredita. Já que a educação também somos os últimos . TRISTE BAHIA

  14. Não vai se criar não, já está criado, enraizado e até se reproduzindo em velocidade frenética.
    Alguém ainda acredita na conversa dele?

  15. Alguém sabe em qual mundo esse Governador está? As facções não vão se instalar? Elas estão deitando e rolando e o Givernador fingindo que não está vendo, só pode ser isso. Alguém sabe onde é esse mundo da imaginação que esse homem vive?

  16. Alguém pode mim dizer se esse governador rezede no Estado da Bahia ou ele não acompanha a segurança pública do Estado a Bahia já está na mão do crime organizado

    1. Kkk palhaço, os dados do sistema de segurança pública, tem compatibilidade com a realidade, tanto quanto conto de fadas!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade